Após sofrer a primeira grande pane na semana passada, o Skype se pronunciou explicando os motivos que fizeram o serviço ficar fora do ar durante o dia 22 de dezembro. E uma das causas apontadas foi um bug em um dos clientes Windows (versão 5.0.0152).
O CIO da empresa, Lars Rabbe, explicou em um post no blog oficial do Skype que um cluster de servidores responsáveis pelas mensagens instantâneas offline superaqueceu, causando uma sobrecarga no sistema.
Desta forma, uma quantidade de clientes Skype começou a receber respostas atrasadas de servidores sobrecarregados, que não estavam sendo processados corretamente pelo cliente Windows em questão, causando o mal funcionamento.
Inicialmente usuários do Skype que utilizavam versões novas ou antigas do Windows, assim como os que utilizavam o serviço no Mac, iPhone ou televisor, não foram afetados.
Porém, o sistema como um todo sofreu uma pane devido ao problema nesta versão do cliente Windows, que segundo Rabbe é uma das mais populares sendo utilizada por mais de 50% dos usuários Skype. E a falha atingiu cerca de 40% desses usuários.
O cliente em questão incluía cerca de 30% de todos os supernodes (rede de Proxy para redes P2P) disponíveis, que também falharam como resultado da pane.
Como consequência muitos usuários tentaram reiniciar o programa, fazendo com que a rede P2P nas nuvens do Skype ficasse sobrecarregada, gerando um tráfego 100 vezes maior que o de costume.
Fonte: Info.abril.com.br
Fonte: Info.abril.com.br
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