Cuidado, Moçada! É a Hora do Terror... Uhuhuuuu... Assombrações, bruxas voando em vassouras, uma grande profusão de abóboras, seguidas de morcegos por todos os lados, hahahahahhah, bem vindo, é dia 31 de outubro e você está no Halloween. Esse é o dia em que os seres da noite escolheram para se juntar aos vivos, em um cenário bem conhecido pela decoração atípica, acompanhado sempre por fantasias e muitos doces. E não podiam faltar as figuras dramáticas, feiticeiras com gargalhadas estridentes, mortos que levantam das tumbas, panos de fundo para referendar essa magia, todo o clima de horror.
Essa é a atmosfera do Halloween, um festival comum aos países de origem britânica, principalmente Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos. Já faz alguns anos que o Brasil importou uma das principais comemorações americana. A festa, a cada ano, atinge maior proporção e esse crescimento se deve primeiramente às escolas de idioma e alguns colégios brasileiros que celebram o dia das bruxas, sobretudo no Ensino Infantil, com direito à fantasia de vampiros, fantasmas e outros monstros. Inclusive, inúmeras lojas aproveitam o Halloween como uma onda crescente, utilizando o tema para decoração de vitrines.
Gostosuras ou travessuras? Essa é uma expressão que se tornou muito conhecida entre os apreciadores do dia das bruxas. Embora haja um longo caminho para essa manifestação ser consolidada no calendário festivo brasileiro, vem a cada ano conquistando um número maior de adeptos. Por esse fator, a reportagem do Correio de Sergipe procurou traçar com veemência o cenário dessa festividade no país e, sobretudo, em Sergipe, trazendo detalhes de como se desenrola nos Estados Unidos, seguido por uma breve passagem no quesito histórico.
Muitos não sabem, mas foi com o passar dos tempos que o Halloween adquiriu potencial espontâneo de levar as pessoas a sentir fascinação por fantasmas e seus derivados, já que as origens do festival, pouco ou nada têm a ver com bruxas, monstros, filmes de horror e todos os seus similares. Atualmente, mais de 50 milhões de americanos celebram o Halloween. Adultos na faixa etária entre 20 e 30 anos são os mais propensos a festejá-lo. Até hoje, tradicionalmente, as cores predominantes são o preto e o laranja, embora hoje dividam espaço com o roxo e verde.
0 comentários:
Postar um comentário