A Microsoft fez alterações significativas na maneira de proteger o kernel do sistema operacional Windows e adicionou um número de novos controles de segurança quando da transição do Windows XP para o Windows Vista. Com o Windows 7, muitos desses controles de segurança são aprimorados e há várias novidades.
Muitos usuários ainda usam o paleozóico Windows XP, que completou 10 ANOS (sim, UMA DÉCADA) no mercado há algumas semanas, achando que ele é “suficiente” em termos de segurança. Estes usuários instalam as versões mais atuais dos navegadores no Windows XP e acham que ficam protegidos com isso. Nada mais ilusório: de nada adianta colocar um navegador moderno em um sistema operacional que não suporta modo protegido e muitas outras novidades importantes contra as ameaças modernas. Abaixo estão algumas informações relativas à segurança do Windows 7:
1. ASLR (Address Space Layout Randomization) e a DEP (Data Execution Prevention): ASLR torna mais complicado para os atacantes determinar onde funções fundamentais do sistema operacional residem na memória, e o DEP impede ataques de estouro de buffer nas áreas de armazenamento que destinam-se especificamente para dados. Isso significa que bibliotecas (DLL) são carregadas em endereços de memória aleatórios cada vez que você iniciar o sistema. A tradução disso para o internauta é que muitos vírus e trojans não funcionam no Windows 7 por causa disso, pois muitas vezes eles dependem de arquivos específicos carregados em certos locais de memória - e esta tecnologia impede que o código malicioso funcione adequadamente. Além disso, o DEP do Windows 7 protege o Internet Explorer e outros serviços essenciais do Windows que não estavam protegidos no Windows XP.
2. No Windows 7, a Microsoft incluiu a capacidade de criptografar dados com BitLocker em pendrives USB. Isso permite que arquivos importantes nos pendrives estejam seguros se este for perdido ou roubado, pois ninguém terá acesso a eles. Isso não existe no XP.
BitLocker permite proteger HDs fixos e pendrives USB
3. O lançamento do Internet Explorer 9 tornou evidente que a Microsoft está levando muito a sério a segurança do navegador: ele inclui uma nova proteção chamada SmartScreen, uma filtragem de URL de anti-phishing/anti-malware incorporada ao navegador, que bloqueia sites falsos e ajuda a proteger os usuários. Além disso, o IE9 destaca o domínio real da URL em negrito na barra de endereço, evitando que o internauta seja enganado. Com isso, um site que tente se passar por um site de banco aparecerá por exemplo como www.banco.site.com.br/conta-corrente ao invés de www.banco.com.br/conta-corrente - e o internauta saberá que o domínio (URL) não é banco.com.br, e portanto o site não é do banco.
Veja o destaque no endereço www.baboo.com.br exibido pelo Internet Explorer 9
4. Firewall do Windows. O Firewall do Windows é uma área onde a Microsoft percorreu um caminho longo na sua tentativa de incorporar proteção de firewall pessoal em um sistema operacional original. Uma das principais queixas sobre o Windows XP é que o firewall é apenas restrito o tráfego de entrada e não prevê qualquer mecanismo de bloqueio ou filtragem de tráfego de saída.
A Microsoft abordou o tema de forma equilibrada no Windows 7. Ele funciona perfeitamente para o internauta comum, protegendo-o contra ataques externos.
5. O UAC (User Account Control) é um controle auxiliar de segurança que evita que programas que efetuam modificações no sistema operacional entrem em execução sem consentimento do usuário. Ele não é realmente uma função de segurança em si, mas sim de privilégios, definindo quais funções o usuário pode executar livremente e quais devem obter permissão para isso. Essa função é excelente quando o computador é utilizado por mais de um usuário.
Com o UAC, você precisa confirmar algumas ações
O Windows 7 apresenta uma série de recursos novos de segurança que não estão presentes no Windows XP. Além disso, aplicações de segurança são muito mais efetivas na proteção dos usuários que rodam Windows 7 do que Windows XP.
Além da segurança, há uma série de outros benefícios ao usar o Windows 7:
- 64-bits, permitindo o uso de mais de 4GB de memória RAM
- Uso de discos rígidos de 3TB ou maiores
- Suporte a placas-mãe recentes com UEFI (evolução da BIOS)
- TRIM em discos rígidos SSD (essa tecnologia aumenta a performance e vida útil desse tipo de disco)
- Drivers protegidos: se o driver de vídeo trava por qualquer motivo, o Windows 7 continua funcionando normalmente, enquanto o Windows XP reinicia o computador
- Desfragmentação automática e outras tecnologias que agilizam o funcionamento do Windows 7
- Menos serviços rodando em memória = mais memória RAM para o usuário
- Suporte a discos virtuais (VHD), etc etc etc
0 comentários:
Postar um comentário