Nesta manhã, o perfil de Twitter @Anonbrnews anunciou a queda de
páginas de internet do setor aéreo, assumindo a autoria ds ataques aos
sites das empresas TAM e GOL. Páginas das companhias de aviação ficaram
fora do ar por volta das 11h30, deixando clientes sem acesso a consultas
de passagens, cancelamentos de voos e compra de bilhetes.
"@TAMAirlines
e @VoeGOLoficial jogaram a toalha. Dica: vá de ônibus!", escreveu o
dono do perfil no microblog se referindo a notas emitidas pelas
companhias, confirmando instabilidades em seus serviços.
O grupo,
que diz ser uma braço brasileiro do Anonymous, marca as mensagens com a
tralha #OpOverBooking - nome dado quando ocorre o excesso de vendas de
um serviço, maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer -
muito comum em períodos de férias e feriados.
“Quer pular no
carnaval esta semana? Compre agora sua passagem no site da TAM ou (da)
GOL, ou pelo menos tente”, provocou no Twitter.
Por meio de nota,
a TAM Linhas Aéreas informou que "seu site está apresentando
instabilidade nesta quarta-feira". O setor responsável já está tomando
as providências necessárias para normalizá-lo, diz a companhia.
"Recomendamos
aos clientes que tiverem alguma dificuldade, que utilizem nossos outros
canais de atendimento como a Central de Vendas no número 4002-5700
(capitais) e no 0800-570-5700 (outras localidades)".
Já a GOL,
informou que seu site "passou por um momento de instabilidade" mas que
equipes estão trabalhando para que a página da companhia seja
normalizada o mais rápido possível”. A companhia também divulgou um
canal de atendimento via telefone, no número 0800 704 0465 para que
clientes possam tirar suas dúvidas.
No conhecido ataque de
negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), hackers provocam uma
grande quantidade de acessos simultâneos via computadores zumbis
(máquinas controladas remotamente), sobrecarregando o servidor o fazendo
o site sair do ar temporariamente.
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