A chegada do Galaxy S4 ao Brasil hoje é mais um capítulo na rivalidade entre a americana Apple e a sul-coreana Samsung. Nos anos 90, a briga era entre Apple e Microsoft na seara de computadores e sistemas operacionais. Agora, a briga é entre a Apple e a Samsung, e o ringue é a área de mobilidade.
Na semana passada, anunciou-se que o lucro da Samsung no primeiro trimestre foi de US$ 6,4 bilhões, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Só o lucro da divisão de dispositivos móveis do grupo disparou 56%, para o recorde de US$ 5,8 bilhões. Enquanto isso, o lucro da Apple no mesmo período caiu pela primeira vez em dez anos. A companhia teve ganhos de US$ 9,5 bilhões, 18% menos que no mesmo trimestre de 2011 (embora os investidores tenham considerado bom o resultado).
Na semana passada, anunciou-se que o lucro da Samsung no primeiro trimestre foi de US$ 6,4 bilhões, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. Só o lucro da divisão de dispositivos móveis do grupo disparou 56%, para o recorde de US$ 5,8 bilhões. Enquanto isso, o lucro da Apple no mesmo período caiu pela primeira vez em dez anos. A companhia teve ganhos de US$ 9,5 bilhões, 18% menos que no mesmo trimestre de 2011 (embora os investidores tenham considerado bom o resultado).
A disputa tornou-se mais acirrada desde que a Samsung lançou em 2012 o Galaxy S III, primeiro smartphone Android a concorrer palmo a palmo com o iPhone. Até a chegada do Galaxy S4, o S III era considerado o melhor aparelho Android do mercado. Meses depois, a Apple lançou o iPhone 5, com novos recursos, mas um 4G que não funciona no Brasil e um programa de mapas com muitos erros no iOS 6. A Samsung é líder no mercado de smartphones, estimado em mais de US$ 219 bilhões.
Por outro lado, se nos smartphones a disputa é renhida, nos tablets ainda não surgiu nenhum concorrente à altura do iPad, líder na categoria. Só no quarto trimestre de 2012, a Apple vendeu no mundo 23 milhões de iPads contra 8 milhões de tablets Samsung e 6 milhões da Amazon, de acordo com a consultoria IDC.
A competição pelo domínio no mercado móvel levou Apple e Samsung aos tribunais, em processos sem fim por supostas violações de patentes de parte a parte. A briga começou em abril de 2011 nos tribunais americanos, com um processo da Apple nos EUA acusando a sul-coreana de infringir patentes em vários de seus aparelhos Android.
A Samsung contra atacou com o mesmo tipo de processo na Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Reino Unido e nos próprios EUA. Houve vitórias de parte a parte, seguidas de apelações, especialmente na Europa. De acordo com a Wikipédia, são mais de 50 processos espalhados pelo planeta, envolvendo bilhões de dólares pedidos em indenizações.
A Samsung contra atacou com o mesmo tipo de processo na Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Reino Unido e nos próprios EUA. Houve vitórias de parte a parte, seguidas de apelações, especialmente na Europa. De acordo com a Wikipédia, são mais de 50 processos espalhados pelo planeta, envolvendo bilhões de dólares pedidos em indenizações.
— Esses litígios nada mais são que a tentativa de parte a parte de obter a hegemonia do mercado de mobilidade — avalia Bruno Magrani, professor e pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas. — Na verdade, o sistema atual de patentes parece ser inadequado para essa indústria de alta competitividade e velocidade. Fazer um celular hoje envolve 250 mil patentes, segundo estudos, o que acabou levando a corridas como a da Google para comprar a Motorola e se proteger no setor.
A chegada do Galaxy S4 vai pôr mais lenha na fogueira. Ele tem sido comparado ao iPhone 5 — enquanto este tem processador dual-core, 8 megapixels de câmera e 4 polegadas de tela, o Galaxy tem processador quad/octo core, 13 megapixels de câmera e 5 polegadas de tela. Entretanto, o aparelho que mais regulava com o iPhone 5 era o S III. O próximo iPhone deverá ser o verdadeiro rival do S4, segundo analistas.
— Este é o momento da Samsung, que está ganhando mais atenção do que jamais teve — disse o analista Gene Munster, da consultoria Piper Jaffray, ao “New York Times”.
A percepção dos especialistas é que a sul-coreana, assim como outros concorrentes da Apple, prefere ficar fora do período de lançamento de iPhones (geralmente em meados do ano ou em outubro), para ganhar mais mercado. Por isso o S4 foi anunciado em março internacionalmente e chega ao mercado agora.
Logo os olhos estarão voltados para a conferência mundial dos desenvolvedores da Apple (WWDC), que começa dia 10 de junho em San Francisco. Os rumores são de que haverá uma atualização do iOS 6, e possivelmente um iPhone, embora analistas acreditem que a Apple prefira se ater a seu calendário tradicional.
Logo os olhos estarão voltados para a conferência mundial dos desenvolvedores da Apple (WWDC), que começa dia 10 de junho em San Francisco. Os rumores são de que haverá uma atualização do iOS 6, e possivelmente um iPhone, embora analistas acreditem que a Apple prefira se ater a seu calendário tradicional.
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