Finalmente estamos vendo a nova geração de consoles tomando forma, e se diferenciando entre a suas concorrentes. Com um árduo público que muitas vezes prefere a marca do que o console em si, ficamos perdidos quanto a novidades e o que cada um apresenta no quesito inovação.
Aqui, trazemos até vocês as novas funcionalidades do PS4 e X-ONE, mostrando quais são elas e descrevendo uma a uma.
PlayStation 4
DualShock 4
E as mudanças não param por ai, além de seu novo desenho e remodelagem dos botões, o novo joystick da Sony trouxe um alto falante no centro do controle (semelhante ao Wii) além de uma entrada localizada abaixo dele, para encaixe de Headsets com fio (semelhante ao controle do Xbox 360) além de uma pequena área sensível ao toque, com funções multitouch. Não podemos deixar de destacar a presença do botão Share, que permite o compartilhamento de vídeos e facilita a postagem sobre suas jogatinas na PSN.
PSN
Destaque para a PS+, que continuará a dar games, sendo que estes poderão ser utilizados por usuários que permanecerem pagantes pelo serviço.
Gaikai
Quem não sente saudade de antigos clássicos como Driver 2, Crash Bandicoot e Resident Evil 3? Todos sabemos que ambos os consoles infelizmente não possuem retrocompatibilidade, mas para driblar isso a Sony fez uma grandiosa jogada e adquiriu a Gaikai.
Remote Play
Algo que chamou a atenção de diversos gamers quanto ao Wii U, foi poder jogar os games diretamente na tela do GamePad, sem a necessidade de um televisor. Com o PSVita, esta função estará disponível também no Playstation 4 através do Remote Play, desta forma qualquer game poderá ser jogado diretamente na telinha do portátil.
Cross-play
Você certamente já deve ter travado em certa parte de um game, talvez até mesmo rodado por algumas horas, antes de descobrir a solução ou procurar alguma ajuda, correto? Pois bem, o cross-play, serve justamente para que você possa pedir uma “ajudinha” para aquele seu amigo que já sabe o que fazer.
Ele funciona como um acesso remoto do Windows, onde você convida um usuário específico a tomar controle sobre o game que está rodando em seu console diretamente de seu local, assim, seu amigo jogará seu game como se estivesse em sua sala.
Destacamos que para a utilização deste recurso, ambos devem possuir o mesmo console, e o mesmo game.
PSEYE
Diferente do Xbox One, o PS4 não incluirá o acessório em seu kit, tendo de ser comprado a parte pelo usuário que deseja desfrutar destas funções. A câmera estará a venda no lançamento do console por cerca de U$ 59,00.
Xbox One
Kinect
Com uma capacidade incrivelmente superior a seu antecessor, o segundo Kinect parece ter sido refeito pensando em cada detalhe do corpo humano.
Agora o Kinect não se limitará a aceitar comandos de voz somente na Dashboard do novo Xbox, como também durante sua jogatina. Dessa forma, você poderá alterar uma tarefa ou iniciar uma gravação sem apertar um botão se quer.
Capaz de detectar expressões faciais, batimentos cardíacos e até mesmo identificar suas emoções, o novo aparelho parece ter sido feito já pensando no futuro, para resistir ao mercado de games pelo próximos anos sem decepcionar os usuários.
Servidores
A Xbox Live sempre teve destaque no que se refere a estabilidade, seja em partidas multiplayers ou serviços online, como compra de jogos e o Xbox Music e Vídeo. Mesmo com satisfação por parte do jogadores, a Microsoft decidiu reforçar (absurdamente) o número de servidores, para abranger confortavelmente os usuário do Xbox One.
Teoricamente, isto não somente traria maior estabilidade, como uma por exemplo, uma maior quantidade de jogadores num mesmo game.
Desenvolva seus jogos
Claro que não é tão simples quanto se imagina, o usuário deve conhecer o mínimo da linguagem e programação aceita pelo aparelho, além de testar o game para que o mesmo seja livre de grandes bugs, caso contrário, ele provavelmente não passará no teste e será reprovado. Mas fique tranquilo, neste caso, o game poderá ser corrigido, testado e publicado mais tarde.
Smartmatch, o multilpayer perfeito
- Primeiro: Para encaixar o jogador numa boa partida, o matchmaking se baseia em sua Habilidade (facilidade com games ou aquele game especifico), idioma (assim, todos na sala poderão se entender) e reputação (assim, jogadores que estão acostumados a xingar e “trapacear” não cairão com jogadores acostumados a jogar limpo).
- Segundo: Sabe aqueles mapas que você gosta mas todos odeiam, ou até mesmo o inverso? O matchmaking, também ajudará nisso, sendo assim, aqueles mapas em que você nunca encontra ninguém, se tornarão jogáveis. Como? Simples, assim como você, existem outros jogadores que gostam daquele mapa, porém, por não encontrar players nele, migram para outro. Nesse caso, o serviço unirá os jogadores, para que possam desfrutar das mesmas escolhas, sem interferência de uma maioria.
- Terceiro: Você poderá fazer qualquer outra coisa enquanto seu multiplayer é carregado. Você poderá baixar conteúdo, se comunicar no Skype, ver TV e até mesmo acessar a internet, quando sua partida estiver pronta e carregada, o Xbox avisara o jogador por meio de uma mensagem na tela.
Poder em nuvem
Talvez um dos grandes destaques do Xbox One, tenha sido seu processamento em nuvem, que nada mais é do que processar parte do conteúdo que esta sendo rodado em seu console fora dele.
Espaço ilimitado
Quando dizemos ilimitado, é ilimitado, mas acalme-se, não poderemos utiliza-lo como um HD. Este recurso seria como o Sky Drive sem espaço pré-definido, ou seja, poderemos hospedar arquivos nele, mas não instalar algo. Sendo assim, será possível o armazenamento de músicas, vídeos, fotos e documentos, mas a instalação de games está descartada por dois motivos:
Primeiro: seria inviável e o tempo de loading dependeria da internet do usuário
Segundo: em uma possível queda de rede, o jogador ficaria impossibilitado de acessar o conteúdo e caso isso ocorresse enquanto o game está sendo executado, provavelmente haveria a possibilidade de perca de dados.
Um fato interessante, é que o serviço estará disponível tanto para usuários Gold, quanto para usuários Silver, deste modo, não se preocupe, basta ter um Xbox One para ter acesso a seu grandioso espaço.
TV
O recurso de TV, diferente do que muitos pensam, não tem o foco em TV. Apesar do utilizador poder assinar conteúdo como canais fechados e comprar filmes, o recurso de tv é justamente um passatempo quando o console não está necessariamente voltado para jogos.
Enquanto você espera um amigo entrar na Live, o multiplayer encontrar todos os jogadores ou o game sair da tela de loading poderá usufruir do uso da TV, com a diferença que você sempre receberá notificações quando tudo estiver pronto, e não precisará trocar o canal de saída do seu televisor a todo instante para ficar de olho nos dois.
Multitarefa
O Xbox One, assim como seu antecessor, possui outras funcionalidades que não são jogos, como acesso à Internet, aplicativos e arquivos multimídia. Mas agora, o console não somente possui estas funcionalidades, como consegue executa-las simultaneamente.
Leitura de documentos
Apesar de seu foco em jogos, já foi deixado claro que o novo console não irá deixar de lado funcionalidades secundárias. Uma delas, é a leitura e apresentação de arquivos do Word, Excel e Power Point, assim o usuário não necessitaria mais de um retroprojetor, podendo ligar o console a uma grande TV.
Esta mesma característica serve para mostrar uma planilha de gastos de viagem a toda sua família, ou até mesmo, para que você possa ler textos numa tela maior.
0 comentários:
Postar um comentário