728x90 AdSpace

Últimas News

26 de abr de 2012

Será que o seu celular com Android é poderoso?


Hoje em dia, quando você vai comprar um smartphone, você se sente adquirindo um computador de mesa. Se antes era só escolher aquele com os ringtones polifônicos mais legais, agora é preciso ficar de olho em processador, capacidade de armazenamento, chipset gráfico, memória RAM...

Será que, depois de analisar tantas avaliações, comparar produtos e ouvir a opinião dos amigos, você fez a escolha certa? Uma boa alternativa para saber qual é, de fato, o poder do seu aparelho é realizar um benchmark. Mas o que é isso?

O benchmark é uma estratégia muito utilizada pelos fãs de tecnologia para testar o desempenho dos seus aparelhos, seja um poderoso computador, uma nova placa de vídeo ou, mais recentemente, um novo aparelho celular.


As avaliações são feitas por meio de vários testes que levam o hardware até o limite, conseguindo, assim, tirar uma média de desempenho para depois mensurar, em pontos, qual é a classificação do gadget.

Não perca tempo e confira neste artigo algumaclis boas opções para que você consiga medir o quão poderoso é o seu aparelho Android.

Quadrant


O Quadrant é um dos mais populares aplicativos para a realização de benchmark em aparelhos Android. Isso se deve tanto à facilidade de sua utilização como também aos resultados trazidos pelo software.

Com o programa em execução no seu aparelho, perceba que ele traz um menu simples e bastante direto. Ali, é possível determinar que ele realize um benchmark personalizado (disponível somente na versão paga), traga informações do aparelho ou que faça o processo completo – e é este último que utilizaremos.


Basta apertar na ferramenta para que o Quadrant comece a trabalhar. Tudo é feito de maneira automática, e o app realiza testes de CPU, memória, base de dados e processamento de gráficos em duas e três dimensões.

Após a conclusão do benchmark, o software necessita de conexão com a internet para que os resultados finais sejam mostrados. Ali, você é capaz de ver a pontuação obtida de acordo com os parâmetros do Quadrant e como foi o desempenho do gadget em relação a outros aparelhos.

GLBenchmark


O GLBenchmark é um programa para medir o desempenho do seu celular com relação a exigências gráficas. Ao contrário dos aplicativos “normais” de benchmark, aqui o foco não é estressar a CPU buscando o máximo de cálculos, mas sim visualizar qual é a performance obtida em processamento de unidades em três dimensões.

Dessa forma, o GLBenchmark visa determinar a potência gráfica do seu aparelho, desafiando-o por meio de várias ferramentas, a maioria delas baseadas no OpenGL ES. O app traz 33 testes diferentes e é muito fácil de ser utilizado.


Primeiro de tudo, certifique-se de que você conta com conexão à internet, pois essa é uma exigência para que o benchmark funcione. Em seguida, o aplicativo sugere também que você crie uma conta junto ao serviço.

Essa tarefa é opcional, entretanto, é bastante recomendada, uma vez que por meio deste cadastro você é capaz de gerenciar os resultados dos seus testes, guardando-os para uma eventual comparação.

Registro criado, chegou a hora de desafiar o poder do seu aparelho Android. O menu do GLBenchmark conta com algumas opções, como informações sobre os testes, resultados, opções de configuração e a seção principal: Performance Tests. Basta tocar este botão para ter acesso aos benchmarks trazidos pelo software. Há várias configurações disponíveis, todas focadas em efeitos gráficos diferentes. Se você não quiser perder tempo mexendo nelas, escolha direto "All".


Essa alternativa é a mais demorada (quando elaboramos este tutorial, todos os testes levaram cerca de 15 minutos para serem executados). Todavia, ela facilita a vida de quem não conhece muito do assunto e não saberia muito bem quais benchmarks escolher. Com o trabalho terminado, o GLBenchmark exibe os resultados em forma de lista, mostrando qual foi o teste e o desempenho de seu aparelho.

Por fim, além de permitir que você compare os próprios resultados (caso tenha se cadastrado), você também pode visitar o site dos desenvolvedores e checar como foi o desempenho do mesmo aparelho em testes feitos por outras pessoas.

CPU Benchmark


Se o GLBenchmark mede a capacidade de processamento gráfico do seu aparelho Android, o CPU Benchmark foca no desempenho da CPU do seu celular.
O programa funciona de maneira simples e é na verdade voltado mais àqueles que realizam overclock e querem comparar o desempenho do aparelho de acordo com a frequência de trabalho do processador.


Com o programa instalado, dê um toque em “Run Test” para obter o resultado apresentado pelo seu gadget. O serviço funciona de maneira muito rápida. Apertando o botão de opções do seu celular, você é capaz de visualizar todos os resultados de testes já realizados.

BenchmarkPi


O BenchmarkPi é outra opção para determinar a velocidade de processamento do seu aparelho. Ou seja, o aplicativo trabalha fazendo com que o seu gadget calcule o valor de Pi e, quanto mais rápido ele o fizer, melhor será o seu desempenho. O aplicatvo trabalha de maneira semelhante ao Super PI, programa muito utilizado para benchmarks em computadores.

O BenchmarkPi é iniciado com um toque em “Benchmark my Android”. Tudo acontece de forma rápida, e o resultado é trazido em poucos segundos. Quanto menor for tempo de cálculo do Pi, melhor terá sido o teste.


O programa também permite que você compartilhe os resultados, informando qual é a versão do seu sistema, como o nome da ROM alternativa utilizada.  Inclusive, ele conta com alguns rankings, mostrando os melhores desempenhos obtidos por outras pessoas. Apesar de as primeiras posições estarem com resultados claramente errados, é possível encontrar também o desempenho real de outros aparelhos - algo muito legal para você realizar comparações.


AnTuTu Benchmark


A AnTuTu é uma das desenvolvedoras para Android mais respeitadas por quem curte mexer no aparelho, como fazer root e partir para tarefas um pouco mais avançadas, por exemplo.

O AnTuTu Benchmark é o programa da empresa voltado à realização de testes de desempenho e é um dos mais bem-reconhecidos do mercado. O seu trabalho é mais “geral”, ou seja, ele não foca em algo específico, mas sim no potencial do aparelho como um todo.
Com o aplicativo instalado, perceba que a sua interface apresenta dois pequenos menus, um na parte superior da tela e outro na parte inferior. No primeiro é que você tem acesso às principais ferramentas do AnTuTu Benchmark: visualizar os resultados, ver o desempenho obtido de acordo com um ranking e os benchmarks propriamente ditos.
Nessa opção de testes, você é capaz de determinar quais benchmarks deseja realizar. A alternativa recomendada pelo próprio software é a realização de todos, o que engloba testes de CPU e memória, gráficos em 2D e 3D, velocidade de gravação e leitura de dados e comunicação com o cartão SD.

O benchmark completo leva cerca de cinco minutos. Com o trabalho finalizado, você é capaz de ver o desempenho do aparelho em cada um dos testes. Além disso, a opção de gráficos na parte inferior da tela permite que você compare o resultado obtido pelo seu gadget ao de outros aparelhos semelhantes.

Vellamo Mobile Web Benchmark

Agora que já testamos o aparelho como um todo, vamos nos lembrar também de uma das tarefas mais importantes de um dispositivo móvel: trazer para o seu dono um bom desempenho na hora de navegar pela internet.
O Vellamo Mobile Web Benchmark é um programa que visa avaliar a velocidade de navegação, aplicando vários testes diferenciados nesse sentido. Assim que você acessa o app pela primeira vez, ele oferece a oportunidade de acompanhar uma breve explicação sobre cada um dos benchmarks que serão realizados no aparelho.



Entre as ferramentas utilizadas estão avaliações de performance em HTML 5, motor JavaScript, leitura de texturas diferenciadas, ligações entre diferentes esquemas de programação, rolagem de tela e diversos outros benchmarks “de terceiros” e que funcionam online.
O Vellamo Mobile Web Benchmark aplica cerca de 10 testes no total e, ao final de tudo, traz imediatamente o score obtido pelo seu aparelho. Na mesma tela, você tem a opção compartilhar os resultados, podendo assim comparar o desempenho de seu gadget em relação ao de outras pessoas.

E aí, curtiu realizar alguns benchmarks em seu aparelho Android? Então aproveite para compartilhar os resultados e descubra também como medir o rendimento do seu computador, utilizando outros testes do gênero específicos para o seu PC. 


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Será que o seu celular com Android é poderoso? Description: Rating: 5 Reviewed By: Tangles Martins