O esperado plano do Google de possuir uma loja de aplicativos na plataforma de TV parece estar a apenas um passo de se realizar. A empresa liberou um software adicional para emular o Google TV, via kit de desenvolvimento do Android (SDK).
Infelizmente, as primeiras versões do produto deixam a desejar não só na possibilidade de instalar aplicações, mas principalmente na falta de produtores de hardware. Apenas duas empresas continuam endossando a plataforma atualmente: Sony e Logitech. A Samsung também planejava soltar um aparelho com a tecnologia, usando processador próprio. No entanto, segundo rumores, o acordo do Google com a Intel teria provocado o adiamento desse produto. Até agora, os aparelhos da Sony e da Logitech utilizam processadores Intel Atom.
Mesmo que tardia, a notícia do emulador é muito bem vinda. Dois recursos em particular me chamaram a atenção quando rodei o emulador no INFOlab. O primeiro é o suporte a NFC (Near Field Communication). Pensei logo na possibilidade de pagar para assistir a filmes utilizando o NFC – o que pode aproximar o smartphone da TV. O segundo recurso, previsível, é o Game Input Controller, que possibilitaria o uso de controles de videogame direto na TV. Imagine a possibilidade de jogar os games do Android direto na TV, com controles de PS3 e Xbox. Vale mencionar que este e outros recursos do sistema estão acessíveis para teste via aplicativo “API Demos”.
Rodando seu próprio emulador no Ubuntu 11.04
Utilizei a versão de 32 bits do Ubuntu 11.04, sem atualização, então é possível que você já tenha alguns pacotes instalados. A limitação de rodar somente em ambiente Linux está relacionada ao fato de utilizar o KVM (Kernel-based Virtual Machine) para rodar o emulador.
Siga atentamente os passos, executando os comandos em um terminal. Antes de aprontar o kvm, é preciso checar se sua máquina o suporta. Para isso, baixe o pacote cpu-checker, com o comando:
$ sudo apt-get install cpu-checker
Carregue o módulo kvm, com o comando (no meu caso em um notebook Intel):
$ sudo modprobe kvm_intel
Verifique se seu hardware está habilitado a rodar, com o comando:
$ kvm-ok
A resposta deve ser:
INFO: /dev/kvm exists
KVM acceleration can be used
Com a resposta positiva, instale o kvm e aproveite para instalar o java:
$ sudo apt-get install qemu-kvm libvirt-bin ubuntu-vm-builder bridge-utils openjdk-6-jdk
A próxima etapa é baixar e instalar o Android SDK, o que pode ser feito via site oficial (basta descompactar). Num terminal, vá até a pasta tools, dentro do diretório do sdk, e rode o comando:
$ sudo ./android
Vá até o item Available Packages, abra a opção Third party Add-ons e escolha Google TV by Google Inc., Android API 12, revision 1. Finalmente clique no botão Install Selected.
Depois de instalado, feche o aplicativo e rode novamente, sem a permissão de root, com o comando:
$ ./android
Clique em Virtual Devices, botão New. Preencha com um nome (Name), selecione a opção Google TV Addon (Target), separe 2048 de memória (SD Card/Size), selecione a resolução (Skin/Built-in) e clique em Create AVD.
Agora, basta clicar no botão Start para rodar. Para ajustar o tamanho da tela, você pode utilizar a opção Scale Display to Real Size.
0 comentários:
Postar um comentário