Conforme boletim da Defesa Civil do Estado, cerca de 600 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas, em torno de mil residências foram atingidas, 10 cidades decretaram situação de emergência e uma de calamidade pública. Apesar disso, não há registro de mortes devido a enchentes. A primeira cidade a decretar estado de calamidade pública foi Rio do Sul. Inundações no centro e na maioria dos bairros da cidade, com o nível do rio acima dos 12 metros e deslizamentos de terra em diversos pontos, obrigaram o prefeito Milton Hobus a assinar o decreto.
A maior preocupação das autoridades das 46 cidades atingidas pelas fortes chuvas que predominam em Santa Catarina nos últimos três dias, conforme registro da Defesa Civil Estadual, é quanto a possibilidade de transbordo e risco de danos nas barragens instaladas, principalmente na região do vale. Algumas tiveram suas comportas abertas, o que aumenta significativamente o volume de água nos rios que cortam várias cidades, entre elas Blumenau.
Até o final da tarde de hoje, pelo menos 122 ruas tiveram ocorrência de alagamentos em 16 bairros e deslizamentos de terra, além de queda de barreiras. A determinação das autoridades da cidade é para que a população abandone urgentemente as residências situadas em áreas de risco, estoquem alimentos e água e procurem abrigos oferecidos pela prefeitura. O município registrou o maior acúmulo de chuva, onde foi registrado 187 milímetros no período de 72 horas, quando o normal para um mês atinge até 160 milímetros. O rio Itajaí, que corta a cidade, alcançou 11,5 metros acima do nível normal no início desta noite.
Emergência
Blumenau já decretou situação de emergência, afetando 280 mil pessoas. De helicóptero, o governador Raimundo Colombo sobrevoou a cidade para verificar a situação das pessoas. "Viemos levantar as informações e ver como está a cidade. A situação realmente é negativa e o Estado vai dispor toda a sua estrutura para ajudar tanto Blumenau como as outras cidades." O governador também esteve em Rio do Sul.
O nível do rio Itajaí-Açu obrigou 15 mil moradores a se deslocar para a casa de familiares ou amigos e 41 pessoas estão desabrigadas. A previsão é de que o rio chegue a 14 metros às 5 horas da manhã desta sexta-feira. Entre as cidades com volumes de chuva acima do normal se destacam Florianópolis (180mm), Joinville (172mm), no litoral, e Indaial (168mm), no Vale do Itajaí.
Outras seis cidades catarinenses acumularam, entre terça-feira e o final da tarde de hoje, volumes de chuva superiores ao normal para o mês inteiro de setembro. O maior registro foi na cidade de Campos Novos, no meio-oeste, onde a precipitação alcançou 195mm e os valores médios mensais variam de 150 a 160mm.
A previsão do tempo indica que a chuva vai continuar e os volumes devem aumentar ainda mais durante a noite de hoje e a próxima madrugada. Pelo menos outros 13 municípios já se aproximam de valores acumulados superiores às médias mensais. A situação de maior atenção é na região do Vale do Itajaí. A partir de amanhã, a expectativa é de que a intensidade da chuva diminua. No final de semana há possibilidade de abertura de sol, mas ainda com muitas nuvens, principalmente no litoral do Estado.
0 comentários:
Postar um comentário