A Intel conseguiu alcançar uma importante marca na história do processamento de dados. Construiu um co-processador com 50 núcleos que é capaz de debitar 1 TeraFlop por segundo.
Esta não é a primeira vez que a Intel fabrica uma máquina capaz de alcançar a marca de 1TeraFlop/s. Em 1997 fabricaram um computador chamado ASCI RED com 9298 processadores, distribuídos por 72 armários e comandados por um sistema operativo chamado Cougar. Como devem imaginar, este sistema operativo tem linguagens e compiladores próprios pois programar para um ambiente de processamento paralelo não é a mesma coisa que programar para apenas um CPU.
O feito da Intel é ainda mais espectacular por causa disso. Criaram um co-processador feito em silício com50 núcleos e que no seu conjunto consegue alcançar 1TeraFlop/s. Este co-processador chama-se Knigts Corner e faz parte da gama MIC – Many Integrated Core. E melhor ainda é que o sistema operativo utilizado para gerir toda esta potência é Linux e podemos utilizar uma linguagem normal para programar. A Intel chega mesmo a dizer que nem é preciso recompilar as aplicações já existentes fazendo por isso com que este co-processador tenha acesso a um mercado muito maior.
Porque é que tenho referido sempre “co-processador” em vez de processador ou CPU? A função do co-processador é auxiliar a unidade de processamento central quando esta não pode, não consegue ou não tem tempo para tratar os dados. Por exemplo, é pedido ao CPU para fazer uma conta complicada com uns números primos e matrizes. O CPU é gajo para aceitar e depois chutar para o co-processador fazer
Este tipo de processadores são bastante utilizados para cálculos de investigação, análise de dados ou algoritmos de segurança.
Este tipo de processadores são bastante utilizados para cálculos de investigação, análise de dados ou algoritmos de segurança.
Curiosidade: um dos computadores mais potentes do mundo, o Blue Gene, consegue ter picos de processamento de 596TeraFlops/s !
0 comentários:
Postar um comentário