O Facebook anunciou na última sexta-feira (06/01) a abertura de seu sistema de venda de créditos para aplicativos. Antes restrito a grandes parceiros – como Zynga – o sistema agora será válido para todo e qualquer desenvolvedor que tiver seus jogos na rede social e que comercialize créditos de moeda virtual por meio de seus aplicativos.
Conforme comunicado oficial da companhia, as moedas virtuais são obtidas após o usuário completar ofertas de publicidade. “Para os desenvolvedores essas ofertas podem ser uma valiosa fonte adicional de receitas, já que os ajuda a monetizar usuários que não pagariam, de outra forma, para obter moeda virtual”, explicou a rede social em comunicado. Desta forma, exemplificou a companhia, é possível obter Moeda Fred no jogo Fred.
“Este é um grande negócio para os desenvolvedores, porque no último ano o Facebook restringiu ofertas de moeda nativa a grandes companhias. A restrição havia dado a esses grandes desenvolvedores uma vantagem em fazer dinheiro na plataforma, porque usuários são mais dispostos a aceitar uma oferta quando veem que ela está diretamente ligada a algum bem virtual no game que eles estão jogando”, disso oTechCrunch em um post. Ainda, de acordo com o blog, “tudo está agora de volta ao jeito que era em 2007”, exceto pelo fato de que o Facebook fica com 30% das vendas.
A nova oferta de moeda in-app oferece produtos, além dos créditos, que podem ser utilizados sozinhos, ou ao mesmo tempo, no aplicativo do desenvolvedor.
As ofertas de moeda in-app oferecem suporte ao Offerwall e Dealspot. Uma implementação Offerwall garante que o app abra um diálogo no Facebook com a lista de ofertas de publicidade. Por sua vez, uma implementação DealSpot garante a apresentação de apenas uma oportunidade.
Com TechCrunch
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