A morte é um tema delicado em diferentes sociedades, e realmente não é
fácil discutir tudo que a envolve. No entanto, cada vez mais
informações nossas circulam pela internet, e é necessário controlá-las
em qualquer momento.
Basta pensarmos no conceito de rede social: a criação de um perfil, a identificação de uma pessoa na internet. Então o que fazer com o perfil de alguém que faleceu? Para familiares e amigos, pode ser extremamente doloroso se deparar com o perfil de alguém falecido, por exemplo. Por outro lado, fazer com o que o perfil vire um memorial pode ser uma boa opção.
Basta pensarmos no conceito de rede social: a criação de um perfil, a identificação de uma pessoa na internet. Então o que fazer com o perfil de alguém que faleceu? Para familiares e amigos, pode ser extremamente doloroso se deparar com o perfil de alguém falecido, por exemplo. Por outro lado, fazer com o que o perfil vire um memorial pode ser uma boa opção.
O que fazer
Orkut,
Gmail, YouTube, Buzz — enfim, qualquer serviço Google — não são
deletados a não ser que alguém peça formalmente. No caso do email,
somente familiares podem fazer o pedido, e devem fornecer provas do
falecimento. O Google então verifica os documentos (o que pode levar até
30 dias).
Esse caso é mais burocrático porque uma única conta dá acesso a todos os serviços do Google. No caso do Orkut especificamente, há um formulário para pedir que um perfil seja removido. Também é necessário comprovar a morte da pessoa.
Esse caso é mais burocrático porque uma única conta dá acesso a todos os serviços do Google. No caso do Orkut especificamente, há um formulário para pedir que um perfil seja removido. Também é necessário comprovar a morte da pessoa.
Facebook
e MySpace também têm políticas definidas para lidar com perfis de
pessoas que morreram. O primeiro tem a ideia de memorial, um perfil no
qual amigos podem compartilhar as memórias de alguém que se foi.
Um amigo ou familiar deve preencher o pedido com prova (link com obituário ou notícia que confirme a morte) e informações que o liguem diretamente à pessoa. Um perfil memorial torna-se privado (apenas para os amigos confirmados), informações de contato e atualizações são removidas e não é possível fazer o login na conta após a mudança.
O MySpace também tem procedimento para notificação de morte. Somente um familiar (mãe, pai, cônjuge, parceiro doméstico, filho ou filha) pode permitir que a conta seja preservada ou apagada, por meio de um email com obituário ou atestado de óbito. Na mensagem, deve estar claro qual é o vínculo e a intenção do requerente.
O requerente não pode acessar, editar ou deletar nenhum conteúdo do perfil em questão, mas pode pedir para revisar e remover qualquer conteúdo que considerar inconveniente. Também é possível criar um memorial, porém de maneira diferente, através de uma página linkada ao perfil em questão.
Um amigo ou familiar deve preencher o pedido com prova (link com obituário ou notícia que confirme a morte) e informações que o liguem diretamente à pessoa. Um perfil memorial torna-se privado (apenas para os amigos confirmados), informações de contato e atualizações são removidas e não é possível fazer o login na conta após a mudança.
O MySpace também tem procedimento para notificação de morte. Somente um familiar (mãe, pai, cônjuge, parceiro doméstico, filho ou filha) pode permitir que a conta seja preservada ou apagada, por meio de um email com obituário ou atestado de óbito. Na mensagem, deve estar claro qual é o vínculo e a intenção do requerente.
O requerente não pode acessar, editar ou deletar nenhum conteúdo do perfil em questão, mas pode pedir para revisar e remover qualquer conteúdo que considerar inconveniente. Também é possível criar um memorial, porém de maneira diferente, através de uma página linkada ao perfil em questão.
Outras opções
Nem
toda rede social tem política definida para este triste momento. A
melhor dica, nesse caso, é planejar. Claro que não é nada agradável,
mas, como diz o velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”.
Uma opção é simplesmente confiar sua senha a alguém. De fato, isso funciona em qualquer rede, com ou sem política definida. Claro que a confiança deve ser enorme, e não são todos usuários que gostam da ideia. Pensando nisso, há serviços que guardam senhas. O usuário nomeia uma pessoa de confiança, que informa o falecimento com provas e então recebe a senha para proceder como preferir. Esse é o funcionamento do Legacy Locker, por exemplo.
Uma opção é simplesmente confiar sua senha a alguém. De fato, isso funciona em qualquer rede, com ou sem política definida. Claro que a confiança deve ser enorme, e não são todos usuários que gostam da ideia. Pensando nisso, há serviços que guardam senhas. O usuário nomeia uma pessoa de confiança, que informa o falecimento com provas e então recebe a senha para proceder como preferir. Esse é o funcionamento do Legacy Locker, por exemplo.
Conclusão
A
frequência com que precisamos acessar algum tipo de conteúdo digital
através de um nome de usuário e uma senha é enorme, faz parte do dia a
dia. Todo serviço na internet exige esse tipo de identificação ou método
parecido. Com tantos sites e informações do tipo, é inevitável se
questionar e até mesmo se preocupar em como agir no caso da morte do
usuário.
Claro que não há uma única resposta sobre como proceder. Cada senha dá acesso a um serviço, e cada serviço procede de uma maneira. A primeira dica é se informar sobre como cada um deles resolve a questão.
Mais que isso, a situação pode ser muito mais facilmente resolvida quando pessoas de confiança sabem o que fazer. Quando outra pessoa tem a senha, a parte burocrática do procedimento é muito mais rápida, por exemplo. Nesse sentido, então vale a pena se prevenir.
Claro que não é um assunto confortável, mas se alguém tem conhecimento da sua vontade no pior caso possível, pode ajudar muito nesta hora difícil.
Claro que não há uma única resposta sobre como proceder. Cada senha dá acesso a um serviço, e cada serviço procede de uma maneira. A primeira dica é se informar sobre como cada um deles resolve a questão.
Mais que isso, a situação pode ser muito mais facilmente resolvida quando pessoas de confiança sabem o que fazer. Quando outra pessoa tem a senha, a parte burocrática do procedimento é muito mais rápida, por exemplo. Nesse sentido, então vale a pena se prevenir.
Claro que não é um assunto confortável, mas se alguém tem conhecimento da sua vontade no pior caso possível, pode ajudar muito nesta hora difícil.
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