Dúvidas no
que vestir logo ao acordar? Saiba que você não é o único! A forma como
nos apresentamos, incluindo nosso vestuário, diz muito sobre a gente e
cria uma imagem positiva ou negativa.
Analisar o perfil da empresa também é muito importante. A
palavra de ordem é adequação, pois não adianta estar super formal em um
ambiente que é descontraído e informal.
Algumas dicas:
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Calor: muito cuidado com a época mais favorável para ficar mais “à vontade”. Prefira saias /vestidos com no máximo 4 dedos acima do joelho. Cuidado com decotes muito grandes e barriga de fora é totalmente errado em uma roupa profissional.
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Acessórios: evite acessório muito grande, muito colorido, muito chamativo, etc. Na imagem profissional menos é mais.
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Casual Day ou dia casual: nas empresas em que é obrigatório o traje social, muitas vezes na sexta-feira e liberado uma roupa mais informal. Mas não se engane: todas as regras acima continuam valendo.
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Compras: se o seu orçamento está apertado tente comprar roupas básicas e de cores neutras, que você possa utilizar para trabalhar e sair.
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Salto alto: esse com certeza é um item que todas as mulheres sabem que deixa o visual mais bonito. Mas utilize apenas saltos que você consegue utilizar durante todo o dia pois é muito deselegante conversar com um profissional e verificar que ele está sem sapato ou com a parte de trás dobrada.
A maneira de se vestir não irá determinar a competência de
ninguém, porém a imagem que você passa e como se apresenta (somando
todos os aspectos: comportamentos, vestuário, forma de falar e de agir,
etc) tem um impacto grande em sua vida profissional.
Seria muito injusto passar uma imagem diferente da que você
realmente é por conta da forma como você se veste, não é mesmo? Mas
infelizmente o ser humano cria essas imagens (mesmo que
inconscientemente).
Portanto dispense alguns minutinhos do seu dia e aposte em
roupas discretas, confortáveis e que estejam adequadas com sua função e
com o ambiente onde você trabalha.
Tenha bom senso e todos te enxergarão como um bom profissional.
Publicado por Monique Pires do Blog aspiranteprofissional
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