O Google anunciou nesta quarta-feira (28) uma mudança no layout do Gmail, com interface de abas para a separação de mensagens semelhantes em assunto ou em remetentes. Os aplicativos para Android e para iOS do serviço também ganharam tratamento semelhante, com a aba principal, chamada Primary, aglomerando todos os e-mails principais.
Divulgação | ||
Imagens dos novos aplicativos do Gmail para iOS (esq.) e Android, com a aba Primary (mensagens mais importantes) sendo o principal destaque |
As novidades estão sendo implementadas para todos os usuários gradualmente, segundo a empresa. Os apps serão atualizados "nas próximas semanas".
"Recebemos um monte de diferentes tipos de e-mail: mensagens de amigos, notificações de redes sociais, ofertas e compras coletivas, confirmações, recibos, e mais. Às vezes, parece que a nossa caixa de entrada está nos controlando, em vez do contrário --mas isso não precisa ser assim", escreveu Itamar Gilad, por meio do blog do serviço.
Segundo o anúncio, haverá criação automática de abas como Social --destinada a alertas das redes-- e Promotions --para ofertas como as de sites ao estilo Groupon--, mas os usuários também poderão criar suas próprias, tal qual acontece com os marcadores ("labels") atualmente.
Reprodução | ||
Abas no Gmail: serviço de e-mail do Google ganha redesenho; novos apps devem chegar nas próximas semanas, diz Google |
A aba Primary também está presente na nova versão para navegador do Gmail, com as mensagens "que você realmente deseja ver", segundo o Google.
Atualmente, o Gmail já faz classificação por importância das mensagens, por meio da chamada Caixa prioritária ("Priority Inbox"), opção de exibição da caixa de entrada.
O emprego de abas é uma ideia já empregada pelo Alto, novo serviço de e-mail da AOL.
No post do anúncio, o Google diz que aqueles que desejam experimentar primeiro o novo visual devem ficar atentos ao menu de configurações, acessado pelo ícone de roda dentada situado no canto superior direito, logo abaixo da foto do perfil.
A companhia divulgou um vídeo (abaixo) para anunciar a novidade.
0 comentários:
Postar um comentário