728x90 AdSpace

Últimas News

12 de mai. de 2012

Gps como funciona?

GPS é uma sigla em inglês que corresponde a Global Positioning System (traduzindo Sistema de Posicionamento Global) que oferece o recurso de navegação, seja elas em mísseis ou no seu carro.

Um instrumento muito comum na atualidade utiliza mecanismos advindos da relatividade para determinar com alta precisão a posição na Terra, esse é o chamado GPS.

Encontrado em celulares de última geração, esse instrumento depende de 24 satélites ao redor da Terra para a determinação correta da posição, mas se não fosse a relatividade, todas as medidas estariam erradas. Os cálculos e correções relativísticos são necessários em conseqüência da velocidade dos satélites, aproximadamente 14 mil km/h. Essa velocidade é realmente pequena se comparada com a velocidade da luz, mas mesmo assim os cálculos são necessários.

O princípio básico é o da medição da distância (ou alcance) entre o receptor e os satélites. Os satélites enviam para o receptor sinais codificados indicando a sua localização exata nas suas órbitas em torno da Terra. Se soubermos a distância do receptor a um dado satélite, sabemos que estamos sobre uma superfície esférica imaginária cujo raio é igual a essa distância. Se soubermos a nossa distância exata a dois satélites, então sabemos que estamos algures sobre a linha de intercepção das duas esferas imaginárias centradas em cada um dos satélites. E se tomarmos uma terceira medida, então só há dois pontos dessa linha onde poderemos estar localizados. Um desses pontos é normalmente impossível, e os receptores GPS têm dispositivos que permitem eliminar um desses pontos.

Com um pequeno receptor GPS que detecta emissões rádio de qualquer um dos satélites que no momento se encontra por cima da sua cabeça, um utilizador anônimo poderá determinar a sua latitude, longitude e altitude com uma precisão que atualmente anda nos 15 metros, e o tempo local com uma precisão de 5×10-8 s. Para além das óbvias aplicações militares, o GPS encontra hoje aplicações nas navegações aérea, marítima ou terrestre, tanto das grande empresas comerciais como dos particulares.

Vídeo Demonstrativo:

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Gps como funciona? Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil