728x90 AdSpace

Últimas News

12 de mai. de 2012

Satélite divulga a maior foto já feita da Terra


O satélite russo Elektro-L, da agência espacial Roscosmos, divulgou a maior fotografia já feita da Terra. A imagem tem 121 megapixels. Cada pixel corresponde a 1 quilômetro de distância.

Segundo a Roscosmos, o satélite Elektro-L fotografa a Terra a cada meia hora. O objetivo consiste em monitorar as mudanças do clima do planeta. Por isso, ele gira em torno da Terra em uma órbita geoestacionária a 36 mil quilômetros acima do equador.

Para conseguir fazer a foto, é necessário usar uma combinação de quatro ondas de luz, sendo três visíveis e uma infravermelha. Assim, a vegetação aparece alaranjada, ao invés de verde. Por isso, é possível encontrar manchas mais laranjas na fotografia divulgada.

O diferencial dessa imagem quando comparada com outras fotografias divulgadas pela Nasa está no fato delas serem uma composição de várias imagens feitas do planeta.

Por exemplo, a Blue Marble, imagem tradicional feita pela Nasa, é uma combinação de várias fotografias captadas com auxílio do instrumento VIIRS, do satélite Suomi NPP, também responsável pelo estudo do clima. Por sua vez, essa imagem do satélite russo, além de ser a maior, é um retrato de uma única foto feita da Terra.

Fonte: Abril
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Satélite divulga a maior foto já feita da Terra Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil