O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking mundial da educação que comparou os 40 países que mais crescem economicamente no mundo.
Para a elaboração da pesquisa foi levado em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson [empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos á vários países].
Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerado pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam em universidades e já conseguiram a consquista do primeiro emprego, usando para isso o seu nível superior.
Conhecidas como “super potências” da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam as duas primeiras colocações da lista e, na sequência, figuram Hong Kong, Japão e Cingapura.
Outras potências econômicas como a Alemanha figura na 15° posição, Estados Unidos (17) e França (25) estão em grupo intermediário.
Já o México (38), Brasil 39° posição entre os 40 países, e Indonésia (40) integram as posições mais baixas. Entre os sul-americanos, Chile (33), Argentina (35) e Colômbia (36) estão em melhor colocação que o Brasil [2° maior potência econômica do continente americano].
O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como Matemática, Ciências e Habilidades Linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual.
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que, embora a importância nos investimentos em educação seja inegável, a manutenção de uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado [que valoriza professores, escolas e a educação como um todo] se faz primordial.
O Ministério da Educação (MEC) e o governo federal, informaram que desconhecem tal pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU).
Confira abaixo a lista divulgada pela EIU em relação ao ranking educacional dos 40 países que mais crescem e mais investem em educação no mundo:
- Finlândia
- Coreia do Sul
- Hong Kong
- Japão
- Cingapura
- Grã-Bretanha
- Holanda
- Nova Zelândia
- Suíça
- Canadá
- Irlanda
- Dinamarca
- Austrália
- Polônia
- Alemanha
- Bélgica
- Estados Unidos
- Hungria
- Eslováquia
- Rússia
- Suécia
- República Tcheca
- Áustria
- Itália
- França
- Noruega
- Portugal
- Espanha
- Israel
- Bulgária
- Grécia
- Romênia
- Chile
- Turquia
- Argentina
- Colômbia
- Tailândia
- México
- Brasil
- Indonésia
0 comentários:
Postar um comentário