728x90 AdSpace

Últimas News

1 de dez de 2012

Brasil tem segunda pior educação do mundo

O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking mundial da educação que comparou os 40 países que mais crescem economicamente no mundo.

Para a elaboração da pesquisa foi levado em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson [empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos á vários países].
Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerado pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam em universidades e já conseguiram a consquista do primeiro emprego, usando para isso o seu nível superior.
Conhecidas como “super potências” da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam as duas primeiras colocações da lista e, na sequência, figuram Hong Kong, Japão e Cingapura.
Outras potências econômicas como a Alemanha figura na 15° posição, Estados Unidos (17) e França (25) estão em grupo intermediário.
Já o México (38), Brasil 39° posição entre os 40 países, e Indonésia (40) integram as posições mais baixas. Entre os sul-americanos, Chile (33), Argentina (35) e Colômbia (36) estão em melhor colocação que o Brasil [2° maior potência econômica do continente americano].
O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como Matemática, Ciências e Habilidades Linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual.
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que, embora a importância nos investimentos em educação seja inegável, a manutenção de uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado [que valoriza professores, escolas e a educação como um todo] se faz primordial.

O Ministério da Educação (MEC) e o governo federal, informaram que desconhecem tal pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU).


Confira abaixo a lista divulgada pela EIU em relação ao ranking educacional dos 40 países que mais crescem e mais investem em educação no mundo:

  1. Finlândia
  2. Coreia do Sul
  3. Hong Kong
  4. Japão
  5. Cingapura
  6. Grã-Bretanha
  7. Holanda
  8. Nova Zelândia
  9. Suíça
  10. Canadá
  11. Irlanda
  12. Dinamarca
  13. Austrália
  14. Polônia
  15. Alemanha
  16. Bélgica
  17. Estados Unidos
  18. Hungria
  19. Eslováquia
  20. Rússia
  21. Suécia
  22. República Tcheca
  23. Áustria
  24. Itália
  25. França
  26. Noruega
  27. Portugal
  28. Espanha
  29. Israel
  30. Bulgária
  31. Grécia
  32. Romênia
  33. Chile
  34. Turquia
  35. Argentina
  36. Colômbia
  37. Tailândia
  38. México
  39. Brasil
  40. Indonésia
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Brasil tem segunda pior educação do mundo Description: Rating: 5 Reviewed By: Tangles Martins