728x90 AdSpace

Últimas News

20 de set. de 2011

Quebrando a senha de um Roteador Cisco


Caso você precise acessar o roteador e não souber a senha, existe um procedimento para “quebrar” a senha, muito simples, porém pouco conhecido entre os usuários iniciantes. Segue o passo-a-passo abaixo:
1) Abrir o Hiperterminal e reinicializar o router: Abra uma sessão do terminal com o cabo de console conectado ao roteador e reinicie-o fisicamente (no botão liga/desliga).
2) Fazer o roteador entar em Rommon: Após 5 segundos aproximadamente, pressionar simultaneamente as teclas ctrl + break. Este procedimento interrompe a seqüência normal do boot e inicia o Rom Monitor, no prompt conforme abaixo.
rommon 1 >
3) Alterar o registro de configuração para 0×2142: Em rommon é necessário trocar o registro de configuração para que o roteador seja reinicializado sem carregar sua configuração contida na NVRAM (startup-config), desta forma nenhuma senha será carregada e o roteador iniciará em modo setup como se estivesse “zerado”.
rommon 1 > confreg 0×2142
rommon 2 > reset
Em routers mais antigos o comando pode ser “o/r 0×2142“.
O comando “i” também tem a mesma função do “reset“.
4) Sair do modo setup: Após reinicializar o roteador, ele será carregado sem nenhuma configuração. Isso não significa que a configuração foi apagada, apenas significa que a mesma não foi carregada, ela continua presente na NVRAM e você pode verificar com o comando “show startup-config“.
Na inicialização, pelo motivo do roteador estar desconfigurado, ele vem com a pergunta para iniciar o setup dialog. Vamos responder que não para termos acesso ao CLI.
Would you like to enter the initial configuration dialog? [yes/no]:N
Digite “no”, “n” ou pressione as teclas control+C.
5) Em seguida vamos carregar o arquivo de configuração na memória RAM:
router>enable (o router não pedirá senha, pois ainda não foi carregada na configuração)
router#copy startup-config running-config
6) Trocar as senhas e tirar as interfaces de shutdown: Como o processo de copiar da NVRAM para a RAM faz um “merge”, além do procedimento acima, é necessário tirar as interfaces de shutdown. Também não podemos esquecer de alterar as senhas (enable, console e VTY) antes de gravar a configuração novamente na NVRAM.
7) Voltar o registro de configuração para o valor padrão (0×2102) e gravar a config: Após tirar as interfaces de shutdown, deveremos voltar o registro para o padrão normal para que ele desta vez carregue o arquivo de configuração.
O código de registro 0×2142 faz que o roteador ignore o arquivo de backup contido na NVRAM. O registro 0×2102 que é o padrão, carrega o arquivo de backup da NVRAM para a memória RAM.
router(config)#config-register 0×2102
router#copy running-config startup-config
router#reload
Para verificar se o valor do registro de configuração está correto após a inicialização utilize o comando “show version“.
Espero que vocês tenham gostado do post e até a próxima!
http://www.dltec.com.br
Prof Marcelo Nascimento
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Quebrando a senha de um Roteador Cisco Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil