728x90 AdSpace

Últimas News

20 de nov. de 2011

Ubuntu poderá ter versões para celulares, tablets e TV até 2014


O Ubuntu, uma das distribuições de Linux, tem planos ambiciosos para os próximos anos, e pretende marcar presença em muitas outras plataformas além do PC desktop, como tablets, smartphones e até televisões. 
Em um post com título “Ubuntu on phones, tablets, TV’s and smart screens everywhere” (Ubuntu em celulares, tablets, TVs e telas inteligentes em qualquer lugar, em tradução livre), Mark Shuttleworth, fundador da Canonical (e curiosamente, o segundo homem a fazer turismo espacial no mundo), escreveu que, por volta de abril de 2014, o sistema operacional irá funcionar “em tablets, celulares, TVs e computadores embarcados desde carros até cozinhas, e irá conectar esses dispositivos simultaneamente com o desktop, servidores e com a nuvem”, escreveu. 
Shuttleworth comentou também que a Unity, a nova interface presente na versão atual do sistema operacional aberto, o Ubuntu 11.10, foi “desenvolvida com essa visão específica em mente. Enquanto que a interface para cada dispositivo é moldada de forma apropriada, os elementos principais do Unity são organizados exatamente da maneira que precisamos para criar coerência através de todos esses dispostivos” continuou. 
De acordo com o programador sul-africano, depois que as comunidades da Canonical e Ubuntu já se estabeleceram no desktop e nos setores de computação em nuvem e servidores, a empresa também investiu no design e engenharia do Unity, por acreditar que as plataformas móveis e desktop devem se misturar em uma única plataforma no futuro. “Estamos convidando toda a comunidade Ubuntu - tanto comercial quanto pessoal - para trabalhar nessa possibilidade e projetar esse futuro - no qual o Ubuntu rode em celulares, tablets, televisões e PCs tradicionais, criando um mundo onde o conteúdo é disponível instantaneamente em todos os aparelhos, em uma forma que seja maravilhosa de usar”, disse.
A versão mais atualizada do software de código aberto, disponibilizada no meio de outubro, é o Ubuntu 11.10 (codinome ‘Oneiric Ocelot’) não trouxe muitas mudanças drásticas, porém conta com uma nova interface, um pouco mais refinada, além do Unity, que já era conhecido pelos usuários da distribuição desde o Ubuntu 11.04. O sistema operacional é gratuito e pode ser baixado diretamente do site oficial do Ubuntu. No site da PC World Brasil há um tutorial que ensina como instalar o Linux a partir de um pendrive. 
 
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Ubuntu poderá ter versões para celulares, tablets e TV até 2014 Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil