728x90 AdSpace

Últimas News

9 de jan. de 2012

Sonda russa cai na Terra no próximo domingo



A sonda russa Phobos-Grunt, que tinha por objetivo atingir uma das luas de Marte, sofreu uma avaria e vai cair na Terra no próximo domingo.

A Agência Espacial Russa já começou a contagem decrescente para o impacto da nave com a Terra, o que deverá acontecer no próximo domingo.

«De acordo com os dados em nosso poder e as previsões dos especialistas, o prazo para a queda da nave oscila entre o dias 10 e 21 de janeiro, sendo a data mais provável o dia 15», anunciou a agência espacial.
A sonda pesa 14,6 toneladas, mas a maior parte do seu peso é devido ao combustível, que se queimará à entrada da atmosfera. 

Durante a queda, muitas peças manter-se-ão intactas e cairão na Terra, ainda que se desconheça o local preciso.

A nave foi lançada pela Rússia no passado dia 9 de novembro e tinha por missão pousar emFobos, um dos satélites naturais do planeta vermelho, recolher amostras do solo e regressar à Terra.

Mas pouco tempo após ter sido lançada, a nave não passou de uma órbita baixa e durante alguns dias deixou de dar qualquer sinal. Mais tarde, quando o contacto foi restabelecido, já nada mais havia a fazer do que deixá-la cair.O local onde cairá só será possível prever com 24 horas de antecedência.
.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Sonda russa cai na Terra no próximo domingo Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil