728x90 AdSpace

Últimas News

18 de abr. de 2012

Dream:ON, a aplicação que quer controlar os teus sonhos



Quem é que nunca desejou escolher os sonhos antes de adormecer? Aplicação gratuita garante que o pode fazer

"Quer criar o sonho perfeito? Talvez gostasse de sonhar que está a passear relaxadamente no campo, ou que é capaz de voar, ou que está numa praia solarenga? Então Dream:ON (sonhe)". É assim que esta aplicação gratuita para iPhone é apresentada no site, para quem quiser fazer parte deste estudo de massas sobre sonhos.

Antes de dormir, programa-se qual o tipo de sonho que se quer ter, assim como a hora de despertar, pois a aplicação vem com alarme incluído. Depois, basta deixar o iPhone na cama e dormir. A Dream:ON fica activa, a monitorizar o padrão de sono, para perceber quando é que o utilizador começa a sonhar. Nessa altura começa a tocar um "soundscape" (escape sonoro), que se adequa ao sonho desejado. Na manhã seguinte, a aplicação apresenta um gráfico do movimento da pessoa e solicita ao utilizador que coloque uma descrição dos sonhos que teve no "Dream Bank", uma base de dados experimental que funciona como "banco de sonhos".

A aplicação convida, também, o utilizador a marcar, via Facebook, os amigos que entraram no sonho. Esta experiência massiva complementa um trabalho de pesquisa já realizado, para provar que é mesmo possível controlar os nossos sonhos. O site da aplicação diz que quase todos sonhamos, várias vezes por noite. No entanto, a pesquisa revela que a capacidade de incorporar os sons varia de pessoa para pessoa e que a aplicação pode levar várias noites a funcionar.

No Twitter do projecto, a organização afirma que não tem funcionado com todos, mas que uma "rápida pesquisa por #dreamonapp mostra que funciona para muitos". A ideia é não só controlar os sonhos para efeitos de lazer, mas também melhorar a qualidade do sono que, por sua vez, melhora a produtividade do utilizador. No fundo, a aplicação quer contribuir para o bem-estar físico e psicológico das pessoas, ao mesmo tempo que permite uma pesquisa massiva sobre os sonhos da população mundial.

A ciência dos sonhos

A pesquisa feita no âmbito dos sonhos mostra que a maioria deles acontece durante a fase "Rapid Eye Movement" (REM), em português "movimento rápido dos olhos". Nesta fase, a actividade cerebral é similar a quando se está acordado e é a fase aproveitada pelo Dream:ON para tentar alcançar o subconsciente do utilizador.

Richard Wiseman, o psicólogo responsável pela ideia, diz no site que foi criada "uma nova forma de levar a cabo experiências de massas". Afirma, também, que ainda se sabe "relativamente pouco sobre a ciência dos sonhos", e que "esta aplicação pode trazer um grande avanço na mudança da nossa forma de sonhar, gravando e mantendo registos desses sonhos". O psicólogo disse também ao The Guardian que pessoas deprimidas sonham muito mais do que as outras, sobretudo sonhos negativos, pelo que melhorar os seus sonhos talvez as ajude.

A Dream:ON foi desenvolvida pela YUZA, uma empresa que produz conteúdos para comunicações móveis. Foi apresentada no Edinburgh International Science Festival, e além de já estar disponível para iPhone, deverá ser lançada para Android ainda este ano. Há "soundscapes" pagos e gratuitos a serem lançados todos os meses, assim como a possibilidade de sugerir outros via Twitter. O download pode ser feito no site ou no iTunes.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Dream:ON, a aplicação que quer controlar os teus sonhos Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil