728x90 AdSpace

Últimas News

20 de abr. de 2013

O que é um QR Code e o que ele pode fazer?



Alguma vez na vida você já deve ter se deparado com o desenho acima e ficou se perguntando do que se tratava, não é mesmo? Calma, não é um bicho de sete cabeças. Na verdade, é muito mais simples do que você pode imaginar. Trata-se de um Quick Response Code, popularmente conhecido como QR Code (em inglês, leia-se: Kyu-Are-Code), uma espécie de código de barras que, utilizando a câmera fotográfica do seu celular com a ajuda de um aplicativo de smartphone, consegue direcionar o usuário para um site, um vídeo, uma foto, um jogo, um número de SMS, ou qualquer outro caminho previamente determinado.

Para se ter uma ideia, o QR Code  é muito usado em campanhas publicitárias, capas de jogos de vídeo-game, cartazes de filme no cinema, cartões de visitas, marcador de livro, contra capa de livros, enfim....inúmeras possibilidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, a RioTur adotou o QR Code  em seus cartazes espelhados na cidade para facilitar o acesso a informação de turistas e moradores que querem descobrir a programação cultural e os principais pontos turísticos. Abaixo, veja um uso muito criativo de QR Code:

Outro uso bastante comum é na publicidade da mídia impressa (jornais e revistas). Geralmente, oQR Code pode levar para a versão estendida do vídeo de uma propaganda ou, até mesmo, na gravação dos bastidores como fez recentemente na campanha publicitária da Rádio Band News FM de Belo Horizonte. Para os educadores, o QR Code  pode ser usado em sala de aula para direcionar para um artigo na internet, um documentário no YouTube, um local no Google Maps/Google Earths que será estudado, enfim, depende da criatividade.

Na área institucional também é possível utilizar o QR Code  em cartões de visita, camisas promocionais, folder, marcador de livro, jornal institucional, etc., como forma de complemento da informação, direcionando para um site, um vídeo no YouTube ou até mesmo para uma Fan Page no Facebook. Ou ainda, é possível fazer uma promoção para o seu site ou blog, direcionando para uma imagem ou perfil nas redes sociais, criando certo ar de mistério entre o público. Os recursos são muitos e dependente da criatividade de cada um.

Mas, a pergunta que não quer calar: como eu faço para criar um QR Code? E como eu faço para o meu celular ler esse símbolo? Calma, vamos por parte. Para criar, é muito simples: basta ir até o site Kaywa QR Code ou no site QR Code Generator que, de forma autoexplicativa e completamente gratuita, você conseguirá criar o seu próprio QR Code. Já para ler o símbolo do código você precisa ter um smartphone iOS (Apple) ou Android para baixar, de forma gratuita, o aplicativo Scan, seja na Apple Store ou no Google Play.

Agora que você já sabe o que é um QR Code já pensou nas possibilidades de criação. Ficou animado? Então descubra para onde o QR Code do início deste post vai te levar. 
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: O que é um QR Code e o que ele pode fazer? Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil