728x90 AdSpace

Últimas News

28 de jul. de 2013

Celular simples da Nokia surpreende e é intuitivo

Lançado na Índia em maio por US$ 90, o celular Asha 501 chega hoje ao Brasil por R$ 329 na loja da Nokia. Esta é a mais recente aposta da companhia para incluir o público dos países emergentes no mundo dos smartphones.

O Olhar Digital colocou as mãos no aparelho em Nova Délhi. A experiência de uso surpreende; é bastante similar aos aparelhos top de linha, principalmente a velocidade de resposta da tela. Segundo a Nokia, a "mágica" para fazer um processador com apenas 312MHz de velocidade oferecer tal experiência é a engenharia aplicada no desenvolvimento do novo sistema operacional Asha. O 501 é o primeiro dispositivo a rodar a nova plataforma.

O uso é muito intuitivo; arrastando a tela para um lado ou para outro você acessa todos os seus aplicativos e notificações. O Asha 501 pesa 98 gramas, é dual chip, tem tela capacitiva de três polegadas e apenas um botão "voltar". A câmera tem resolução de 3.2 megapixel e o aparelho traz até um cartão de 4Gb embutido. Mas o interessante é que com um processador de tão baixa potência, a duração de bateria prometida é de 17 horas de conversação e até 48 dias (isso mesmo, "dias") em stand by.

O curioso é que enquanto em todo o mundo só se fala em 4G, o novo smartphone só opera em 2G; e a Nokia acredita que isso não vai frustar o usuário, uma vez que 80% dos usuários de telefone celulares em todo o mundo ainda só têm acesso ao 2G. Sem data anunciada, a previsão é expandir em um futuro próximo a família com um produto compatível com a rede 3G. O Asha 501 traz conexão wi-fi e também bluetooth.

Outra novidade em relação à engenharia de softwares aplicada está no navegador do novo smartphone. O Nokia Xpress Brower usa a computação na nuvem para otimizar a velocidade de navegação comprimindo até 90% dos dados. Mesmo sem GPS embutido, o aparelho traz uma tecnologia baseada na triangulação de antenas móveis para identificar a localização aproximada do aparelho. Nada preciso como o GPS, mas suficiente para você receber um feed de notícias do local onde estiver, por exemplo.

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Celular simples da Nokia surpreende e é intuitivo Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil