728x90 AdSpace

Últimas News

3 de set. de 2013

Microsoft compra divisão de aparelhos e serviços da Nokia

Como a Microsoft já ensaiou com o Surface, agora a empresa terá controle total não só na parte do software, mas também na produção do hardware dos aparelhos que ela tanto almeja. O valor pago pela compra da divisão da Nokia foi de 3,79 bilhões de euros (aproximadamente 5 bilhões de dólares), e a Microsoft ainda pagará mais 1,65 bilhões (mais de 2 bilhões de dólares) pelo extenso portfólio de patentes da Nokia.

Nessa mudança, a Microsoft diz que mais de 32 mil funcionários da empresa finlandesa mudarão de endereço. Mas, e a Nokia? Em primeiro lugar, parte do acordo entre as duas empresas envolve importantes trocas nos altos cargos: Stephen Elop sai do cargo de CEO da Nokia e agora comandará a equipe de Devices da Microsoft – ou seja, ele está retornando para onde já trabalhou antes de ir para a Nokia. Além dele, mais executivos e diretores da parte de cima da cadeia, como Jo Harlow e Marko Ahtisaari, irão para a Microsoft. Mas, sobre a empresa finlandesa, o foco agora será completo em serviços e software: a Microsoft também concordou em pagar pelo menos 4 anos de licença para o uso do HERE em seus novos aparelhos. E, na parte de infraestrutura, a NSN, braço de redes da Nokia, continuará existindo. Risto Siilasmaa será o CEO interino da empresa.

Leia, abaixo, a carta que Elop e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, assinam em conjunto para anunciar a compra:

"A Nokia e a Microsoft sempre sonharam grande – nós sonhamos em colocar um computador em todas as mesas e um telefone celular em todos os bolsos, e percorremos um longo caminho para realizar esses sonhos.

O dia de hoje é um momento de reinvenção.

A Nokia tem uma identidade de mais de 150 anos de herança, inovação, excelência e mudanças que começaram e vão continuar na Finlândia e no resto do mundo. De origens humildes como uma fábrica de papel, passando por produzir botas de borrachas e pneus de carros e, por fim, telefones celulares, a reinvenção está no sangue da Nokia.

A Nokia agora irá escrever o próximo capítulo, focando em facilitar a mobilidade através de suas tecnologias de redes, mapas, localização e outras tecnologias avançadas.

Para a Microsoft, trata-se de um passo ousado para o futuro, um enorme salto em nossa jornada de criar uma família de dispositivos e serviços que agradam pessoas e capacitam negócios de todos os tamanhos.

Nossa parceria ao logos dos últimos dois anos e meio, que combinou nossas forças para construir um novo ecossistema mundial de celulares, trouxe resultados incríveis: telefones que ganharam muitos prêmios e serviços surpreendentes fizeram com que os aparelhos com Windows Phone da Nokia se tornassem uma das plataformas de smartphone que mais crescem no mundo.

Com base nessa parceria de sucesso, nós anunciamos uma importante notícia para o dia de hoje: um acordo para a Microsoft comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia, para fornecer mais escolhas, inovação mais rápida e dispositivos e serviços ainda mais interessantes para os nossos consumidores.

O acordo de hoje irá acelerar o ímpeto dos dispositivos e serviços da Nokia, trazendo ao mundo smartphones cada vez mais inovadores para mais pessoas, enquanto continuamos conectando o próximo bilhão de pessoas com a linha de celulares da Nokia.

Com o compromisso e os recursos da Microsoft para levar serviços e dispositivos para frente, nós podemos agora perceber o potencial do ecossistema Windows, entregando as melhores experiências para pessoas em casa, no trabalho e em qualquer lugar nesse meio termo.

Nós vamos continuar criando telefones que você irá amar, enquanto investimos no futuro – novos telefones e serviços que combinam o melhor da Microsoft e o melhor da Nokia.

A Nokia e a Microsoft estão comprometidas para o próximo capítulo.

Juntos, nós vamos redefinir os limites da tecnologia.

Steve Ballmer e Stephen Elop"
 
Um dos movimentos mais esperados do mercado de tecnologia aconteceu: à meia noite de segunda para terça-feira (de 2 para 3 de setembro), a Microsoft anunciou que está comprando a Unidade de Aparelhos e Serviços (Devices & Services) da Nokia, num movimento que envolve mais de 7 bilhões de dólares. E Stephen Elop não é mais CEO da Nokia, e sim funcionário da Microsoft.

Fonte: t.tecnologia.br.msn.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Microsoft compra divisão de aparelhos e serviços da Nokia Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil