728x90 AdSpace

Últimas News

1 de dez. de 2013

Idec lista 10 alimentos que não são o que parecem


As aparências enganam. É um velho ditado que também pode ser aplicado à alimentação.
Uma pesquisa divulgada este mês pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostrou que muita gente pode levar para casa itens que, na realidade, não são aquilo que parecem ser.
As artimanhas usadas pelas empresas (todas legais) são jogos de palavras nas embalagens, posicionamento estratégico nas gôndolas e comunicação visual ambígua.
Os mais distraídos levam para casa produtos diferentes daquilo que na realidade queriam. Por isso, o órgão fez uma lista dos produtos que mais chamaram a atenção dos seus pesquisadores.
1. Iogurte que não é iogurte
Tal como os achocolatados prontos, os iogurtes também podem conter soro de leite, o que faz com que, tecnicamente, não possam ser chamados de iogurte, mas sim de “bebida láctea fermentada”. A diferença está principalmente na consistência, já que estes últimos são mais “aguados” do que o alimento original.
2. Cerveja de milho
Com a expressão “cereais não maltados”, impressa na composição das cervejas brasileiras, muitas das grandes marcas disfarçam uma alteração na receita original da bebida, que deveria incluir apenas água, malte de cevada e lúpulo.

3. Azeite com óleo de soja
Apesar das embalagens, dos nomes dos produtos e da sua localização nas prateleiras indicarem que o consumidor está diante de uma lata de azeite, há algumas marcas que podem enganar. Em vez do mais puro óleo de oliva, o que se encontra é uma mistura em que o ingrediente principal é o óleo de soja. A percentagem nesses casos gira em torno de 85% a 90% da composição.
4. Mel que não vem da abelha
Com um preço inferior ao mel autêntico, esse tipo de mel costuma ser a primeira opção dos incautos. Mas basta a leitura do rótulo para ver que a substância é outra, podendo ser à base de glicose ou de melado de cana.

5. Leite com chocolate sem leite
Os achocolatados prontos não são exatamente feitos de leite com chocolate. Na verdade, as caixas contém “bebida láctea”, o que significa que o que se bebe é soro misturado com leite de diferentes formas, como reconstituído e em pó, além de água e gordura vegetal. Isso faz com que eles sejam menos nutritivos do que o esperado.
6. Muçarela de búfala com leite de vaca
Por trás desse queijo pode haver uma mistura não muito interessante. Algumas marcas usam quantidades grandes de leite de vaca (e não apenas de búfala) para fazer essa muçarela. Nesses casos, o teor de leite diferente pode atingir 80% da composição.
7. Requeijão com amido e gordura vegetal
Ao ver embalagens muito parecidas na geladeira do supermercado, o consumidor pode não perceber que alguns tipos de requeijão não são exatamente o esperado. Informações em letras pequenas nos rótulos mostram que há potes que trazem, além do derivado do leite, itens derivados de vegetais como amido e gordura vegetal.

8. Linguiça calabresa com frango e soja
O Ministério da Agricultura estabeleceu que a linguiça calabresa deve ter apenas carne suína, com ingredientes que dão o sabor picante próprio da pimenta calabresa. No entanto, o termo “linguiça tipo calabresa”, implica que as empresas possam adicionar à composição carne de aves e proteína de soja. Basta olhar na lista de ingredientes para ver se a calabresa é genuína ou não.
9. Mostarda
Tem cor amarela e muita gente gosta de adicionar no sanduíche mas o “molho de mostarda”, pode conter bem menos sementes do condimento do que deveria. Para engrossar o caldo, são misturados água, vinagre, açúcar, amido e uma pequena quantidade do vegetal que dá o nome ao produto.

10. Hambúrguer de picanha sem picanha
Quem ama churrasco dificilmente terá dúvidas entre escolher um hambúrguer de picanha e outro de carne bovina não especificada. O problema é que as sanduíches prontas e congeladas para micro-ondas que têm estampado o nome dessa carne nobre em letras garrafais e, em descrição miúda, explicam que não é bem assim, sendo na verdade uma mistura de carne bovina com carne de frango e sabor de picanha.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Idec lista 10 alimentos que não são o que parecem Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil