728x90 AdSpace

Últimas News

26 de mar. de 2015

Jovens são filmados ao celular antes de acidentes


De cada 10 acidentes com jovens ao volante, 6 são causados por distração, concluiu um estudo divulgado na última quarta-feira (25), nos Estados Unidos. Junto com a Universidade de Iowa, a AAA, uma fundação pela segurança no trânsito, avaliou 1.691 acidentes em carros guiados por pessoas de 16 a 19 anos.

O diferencial do estudo é que havia câmeras instaladas nesses veículos e elas gravaram inclusive o que ocorreu 6 segundos antes do acidente.

Alguns desses vídeos divulgados pela fundação(assista acima), mostram jovens segurando o celular, teclando e até se maquiando antes de freadas bruscas ou de perderem completamente o controle dos carros.






















O ranking da distração



Em 58% dos casos, o motorista estava distraído ou envolvido em outras atividades além da direção.As distrações foram observadas antes de 44% dos registros de perda de controle do carro, 89% dos registros de saída da pista, 76% das colisões traseiras e 51% de outros tipos de batidas.

Segundo o estudo, as maiores causas de distração foram:

- conversa com passageiros (15%);
- uso do celular (12%);
- olhar para alguma outra parte do veículo (10%);
- olhar para algo fora do carro (9%);
- cantar e/ou dançar ao som de música (8%);
- se arrumar no carro (6%) e tentar alcançar algum objeto (6%)

Até 6 segundos sem olhar pra frente
A fundação apontou que o uso do celular ou smartphone como distração registrou percentual maior dos que nas estatísticas oficiais dos EUA.

Dados do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o departamento de trânsito do país, apontam que 14% dos acidentes envolve distrações e apenas 7% são causadas pelo uso do celular.
No caso dos que usavam celular, a pesquisa verificou que os motoristas passaram 4 a 6 segundos, em média, olhando para o aparelho, sem olhar para a via. Pode parecer pouco, mas a distância percorrida de carro a 80 km/h, por exemplo, corresponde à extensão de um campo de futebol.

Velocidade acima do limite

Os acidentes avaliados e gravados ocorreram entre 2007 e 2013, quando esses adolescentes participavam de uma promoção de uma marca especializada em câmeras para carros.

A maioria dos acidentes não envolveu outros veículos. Em 79% desses casos, o motorista estava dirigindo acima da velocidade, diz o estudo.

Esse comportamento também foi observado em 36% dos acidentes que resultaram em colisão traseira e 43% das colisões laterais.

Em 36% dos acidentes, o motorista estava acompanhado. Em quase todos eles, os passageiros também tinham entre 16 e 19 anos.

VEJA RISCO DO CELULAR AO VOLANTE E COMO É FREAR SEM ABS:


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Jovens são filmados ao celular antes de acidentes Description: jovens,pregio,transito Rating: 5 Reviewed By: Brasil