728x90 AdSpace

Últimas News

2 de jul. de 2016

Hackers dizem ter sequestrado sistema da Anatel

Um grupo de hackers brasileiros que intitula-se parte do coletivo Anonymous, diz ter sequestrado os sistemas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na tarde desta sexta-feira, 1o. de julho. A mensagem foi colocada no perfil do Twitter do Anonymous Brasil onde se lê “Infectamos a Anatel com ransomware. Exigimos internet ilimitada”. Logo em seguida há um link para a página do Facebook do grupo onde há uma lista dos últimos ataques feitos à agência.

O texto destaca que a briga entrou em novo território. “ Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.” 

Infectamos a Anatel com ransomware. Exigimos internet ilimitada.https://t.co/5YYUCyq5Sc pic.twitter.com/KkgCsRDkg6 Anonymous Brasil (@AnonBRNews) July 1, 2016

O próprio grupo explica qual o tipo de estratégia usada e o que é o programa que sequestra o computador. “Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de “vírus” que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.”

Anteriormente, no dia 12 de junho, um vídeo foi divulgado com o recado de que o grupo brasileiro do Anonymous iniciaria a #opoperadoras, para reivindicar o fim dos pacotes das operadoras e internet livre de limite de dados para os consumidores.

Sequestro e resgate

A Anatel não se pronunciou sobre o assunto nem confirmou o sequestro. O ransomware criptografa um HD ou parte do banco de dados exposto a ele. O site da agência funciona normalmente nessa sexta, mas isso não é sinal de que tudo está normal. Nos sistemas internos, se a ação dos hackers foi bem sucedida, algo está sem como ser usado.

O grupo avisa: “Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.”
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Hackers dizem ter sequestrado sistema da Anatel Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil