728x90 AdSpace

Últimas News

20 de out. de 2012

9 grandes consequências do fim de Avenida Brasil

Faturamento bilionário, interferência na agenda da presidente e consumo expressivo de energia - veja o que, na prática, representou o fim na novela global

Faturamento bilionário
Foram 179 capítulos recheados de (salgadas) inserções publicitárias. Pelo preço de tabela, cada anúncio de 30 segundos com veiculação nacional rendeu 535.500 reais à Globo.
Não por acaso, a revista Forbes calcula que a maior emissora do país tenha embolsado até 2 cerca de bilhões de reais com a novela - maior valor já alcançado por uma produção televisiva em toda a América Latina. O custo de "Avenida Brasil", por outro lado, foi bem menor: 80,5 milhões de reais.
Publicidade nos intervalos...
Nada menos que 500 anunciantes apareceram no último capítulo de "Avenida Brasil". A Central Globo de Comunicação informou que os espaços foram ocupados com dois meses de antecedência. Ainda de acordo com a CGCOM, ver novela seria a terceira atividade mais exercida pelos brasileiros, atrás apenas de comer e dormir - o que justificaria o interesse das grandes empresas em aparecer nos intervalos das atrações. A P&G, que tem Gisele Bündchen como garota propaganda, apostou em 10 inserções comerciais no último capítulo da novela.
...e durante os capítulos
Não foi apenas durante as propagandas que a "Avenida Brasil" deu espaço para anunciantes. Diversas marcas apostaram em ações de merchandising que fizeram parte do enredo da trama. A Lupo, por exemplo, patrocinava o time de futebol do Divino. Os volantes dos carros da Kia também passearam nas mãos do elenco. O SUV Sorento, o Optima e o Sportage estiveram entre os veículos que ganharam as pistas na novela. Natura, P&G, Itaú, Grendene e Embelleze também integraram o robusto time das marcas que faziam parte do dia-a-dia dos personagens.
Sucesso no Ibope
Ruas vazias e calmaria em grandes centros: muita gente parecia estar assistindo à novela na noite de ontem. E os números do Ibope não deixaram margem para dúvidas. O fim da trama de João Emanuel Carneiro durou uma hora e 43 minutos - o suficiente para cravar uma média de 51 pontos na Grande São Paulo. Durante o período de exibição, Record e SBT somaram apenas 5 pontos. Com isso, Avenida Brasil teve a maior audiência da TV aberta no ano. Apesar de ter batido a antecessora "Fina Estampa", a novela não superou o feito de "A Favorita", escrita pelo mesmo autor, cujo capítulo final alcançou a marca de 55 pontos, em 2009.
Carona no programa seguinte
Lugares inóspitos do planeta, denúncias sociais, curiosidades sobre o mundo animal... Os temas são recorrentes no Globo Repórter, exibido nas noites de sexta-feira. Mas eles cederam lugar à "Avenida Brasil" na noite de ontem. Explorando a onipresença do tema, a Globo filmou os atores da produção assistindo ao último capítulo. Entrevistado, o autor da novela afirmou que as pessoas teriam capacidade de perdoar umas às outras outras - uma referência ao duradouro embate entre as personagens Nina e Carminha.
Boom nas redes sociais
No Twitter, "Avenida" Brasil chegou ao topo dos assuntos mais comentados no mundo com a hashtag #OiOiOiFinal, em referência ao tema de abertura da novela. Na manhã deste sábado, o assunto permanecia entre os os dez mais populares do Brasil.
Interferência na agenda da presidente
Dilma Rousseff participaria de um comício na capital paulista marcado para sexta-feita, data do capítulo final da novela. Temendo que pouca gente marcasse presença, a organização transferiu o evento para hoje à noite. Ontem, a presidente apresentou-se em Salvador junto com Nelson Pelegrino, que concorre ao segundo turno das eleições municipais com ACM Neto. Mas "Avenida Brasil" outra vez deu o tom na dinâmica do evento: o comício, no bairro de Cajazeiras, terminou pouco antes das 21h - horário em que começou o folhetim da Globo.

Exposição turbinada dos atores

O sucesso da novela também alavancou a exposição - e apelo publicitário - de seus principais personagens. Apesar de interpretar um vilão, José de Abreu, o Nilo, raspou sua icônica barba e levou um cheque no valor de 200.000 reais que será revertido para o Instituto Ayrton Senna, no Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto "Barba do Bem", da Gillette.
Pico de energia no país

Até o Operador de Energia Elétrica (ONS) voltou os olhos para o derradeiro capítulo de "Avenida Brasil": nos primeiros oito minutos após o fim da novela, era esperado um consumo de energia equivalente ao do estado do Paraná. Isso porque a ONS costuma observar um fenômeno chamado rampa de carga após eventos televisivos de grande porte, como a Copa do Mundo. Na prática, uma boa quantidade de pessoas se dedica a atividades corriqueiras logo após o término dessas atrações. Mas se ver TV demanda pouco energia, o mesmo não pode ser dito sobre tomar banho e lavar roupa. O resultado? Um pico de consumo que, segundo a ONS, é alto mas não chega a ameaçar o sistema de distribuição.


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: 9 grandes consequências do fim de Avenida Brasil Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil