728x90 AdSpace

Últimas News

29 de nov. de 2012

Caixas automáticos de supermercado já são realidade no Brasil

Progresso é assim mesmo, alegria de uns, tristeza de tantos outros que acabam perdendo seus empregos, como agora que a cidade de Londrina, no Paraná, acaba de ganhar o primeiro caixa automático de supermercado no Brasil, que significa que agora você não precisará mais da ajuda de um funcionário da loja na hora de pagar suas compras.
Nessa loja, em Londrina, da rede Muffato foram colocados quatro autocaixas, e com elas o consumidor pode registrar suas compras e pagar por elas, um self-checkout voltado para clientes premium, que deve ser expandido nos próximos anos.Como funciona? Você passa o código de barras dos produtos em um leitor no caixa automático e depois o coloca em uma balança que fica ao lado do leitor (para a máquina conferir se o peso da mercadoria confere com o produto que foi registrado).

Já no caso de frutas e verduras, os produtos são colocados em duas balanças, onde os produtos são pesados na primeira e o preço é informado. A segunda serve para checar novamente se o peso está de acordo com o produto. É o próprio usuário quem insere no sistema qual é a fruta ou verdura que está sendo pesada, a partir de uma tabela com desenhos e nomes.Porém…ufa, já estava preocupada, mas esse serviço é restrito para quem compra até 15 produtos e, pelos primeiros testes feitos no supermercado, a redução no tempo de atendimento é de até 20%. As únicas formas de pagamento aceitas são cartão de crédito ou débito. Dos clientes do Mufatto, 93% pagam com cartão de crédito.

Claro que não chega a ser nenhuma novidade, já que o serviços de self checkout já são comuns em alguns países na Europa e nos Estados Unidos, e já chegaram a ser testados por aqui, quando foi testado em 2003 o Pão de Açúcar testou autocaixas, mas sem muito sucesso e atualmente há apenas um caixa automático em uma loja de Sâo Paulo, mas que só pode ser usado por funcionários da rede.

Via Gizmodo
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Caixas automáticos de supermercado já são realidade no Brasil Description: Rating: 5 Reviewed By: Brasil