728x90 AdSpace

Últimas News

14 de out. de 2013

Faça o simulado final para o Enem


Já está disponível na plataforma "Geekie Games - O desafio do Enem" o simulado final feito nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio. A partir desta quarta-feira (9) até o último dia do Enem, que será realizado nos dias 26 e 27 deste mês, os estudantes poderão testar seus conhecimentos em uma simulação das provas do exame do MEC.As inscrições para o simulado estão abertas, a participação é gratuita e feita inteiramente pela internet.


São quatro provas de 45 questões cada nas áreas do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens) e o estudante terá 2h30 para resolver cada uma das provas. Atenção: não é possível interromper a prova, quando o aluno começa a responder as questões precisa ir até o final. Por outro lado, o aluno pode escolher em que ordem vai fazer cada uma das quatro provas. Também pode fazer em dias e horários diferentes. Ao final das quatro provas, o estudante envia as respostas e recebe o resultado imediatamente, com o número de acertos e com os pontos fortes e fracos que apresentou.


Questão da prova de ciências da natureza 

O "Geekie Games" é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo.

Só é possível fazer o simulado final uma vez por inscrição, mas quem quiser pode treinar outras questões na plataforma Geekie Lab, que traz exercícios pontuais em cada uma das áreas, aulas em vídeo e simulados. Ao final de cada treino o candidato recebe a sua pontuação, a indicação dos pontos fortes e pontos fracos a apresentados e um conteúdo personalizado feito em cima de suas deficiências. Inicialmente, esta plataforma de treinos teria suas inscrições encerradas nesta quarta, mas elas continuarão abertas e em funcionamento junto com o simulado final.

COMO PARTICIPAR
1) Faça a sua inscrição. É grátis
Quem já se cadastrou na plataforma pode começar a fazer o simulado final. Quem ainda não tem cadastro pode criar um um login e senha ou usando o seu perfil no Facebook. No alto da tela vai aparecer um banner com o acesso para o simulado final.

No ato da inscrição é preciso completar as informações com nome, data de nascimento, CPF, sexo, e o nome da escola onde você estuda, com a cidade e o estado.

Dados devem ser preenchidos corretamente (Foto: Reprodução/Geekie Games)

2) Teste os seus conhecimentos
Após a inscrição, já pode começar a responder às questões do simulado final. Você pode fazer as quatro provas na ordem que preferir. Mas atenção: depois de escolhida uma das provas, o tempo começa a rodar e você terá de responder a todas as 45 questões até o fim. O tempo de preenchimento é de 2h30 em cada prova. O estudante poderá fazer as quatro provas na ordem que quiser.

As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.


Candidato pode escolher uma das quatro áreas de conhecimento para começar o simulado (Foto: Reprodução/Geekie Games)

Também é possível acessar a plataforma de treinamento nas quatro áreas do Enem ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Basta clicar em uma delas e começar a responder as questões que vão treinar o aluno para o simulado.


Exemplo de questão da prova de ciências humanas (Foto: Reprodução/Geekie Games)

3) Veja o seu desempenho
Ao enviar, as respostas serão analisadas e ele vai receber um desempenho em cada uma das provas. O participante vai poder ver quantas questões acertou, e quais foram os pontos fortes e os pontos fracos diagnosticados naquele teste.

Também é mostrado um ranking no qual a nota do aluno é comparada com as de outros participantes e ele pode ver em que posição se encontra no ranking do 'Geekie Games'.
Aulas em vídeo reforçam o conteúdo

4) Reforce o seu conteúdo
A partir dos pontos fracos o candidato tem acesso a aulas online explicando o assunto no qual ele mostrou ter mais dificuldade.

Em texto e vídeo, o estudante pode rever o conteúdo e assimilar melhor a matéria. Em seguida, ele é convidado a fazer testes para detectar se entendeu melhor o assunto.

É preciso completar todas as "missões" enviadas pela plataforma para poder certificar de que tudo foi assimilado. 

Cálculo das notas
A plataforma tem três etapas para deixar o aluno melhor preparado para o Enem. Na primeira etapa, quem se inscrever vai poder fazer exercícios das quatro áreas de conhecimento que são cobradas no Enem: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens. Na segunda etapa, o estudante recebe um plano de estudos destacando seus pontos fortes e pontos fracos que merecem maior atenção. Ao final do processo, de 9 a 16 de outubro, o aluno vai fazer um simulado online no mesmo formato do Enem.

As notas são calculadas a partir da TRI. O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, dois candidatos podem acertar o mesmo número de questões, mas terão pontuações diferentes de acordo com quais questões ele acertou.

A TRI qualifica o item de acordo com três parâmetros: o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; o grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de acerto ao acaso (chute)

Pelo "Geekie Games" será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.

A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes e possam entender as principais dificuldades dos alunos.

Esse simulado será aberto pra todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Faça o simulado final para o Enem Description: enem;simulado Rating: 5 Reviewed By: Brasil