728x90 AdSpace

Últimas News

6 de set de 2014

Tecido do futuro: superelástico, à prova de bala e rastreia pessoas

Pesquisadores do Instituto de Têxteis e Vestuário de Hong Kong, China, criaram um tecido inteligente ultraflexível à prova de balas. O material substitui algodão por fios de placas de circuito, que podem carregar correntes elétricas e se comunicar com dispositivos. O FCB (Fabric Circuit Boards, ou Placas de Circuito de Tecido, em tradução livre), como é chamado, pode ser esticado de 20% a um milhão de vezes até que qualquer uma das fibras pare de funcionar.

A aparência é igual a de têxteis comuns, apesar da presença dos componentes eletrônicos. Eles são confeccionados a partir de cobre revestido com poliuretano e fios de plástico pré-esticados, costurados com uma máquina de tricô computadorizada. Microchips e outros elementos podem ser incorporados ao tecido, que continua ligado mesmo depois de ser esticado.

Para o usuário comum, a vestimenta pode funcionar como uma camisa de rastreamento de fitness, dando informações sobre passos, batimento cardíaco, respiração etc. Apesar disso, é possível lavá-lo na máquina repetidas vezes. Durante os testes, ele não apresentou qualquer deformação até ser submetido a 30 lavagens a 40º C e secagem a 75º C.

Entidades governamentais, por outro lado, podem aplicá-lo como coletes para policiais e soldados. A vestimenta é capaz de notificar a uma base central quando o combatente for atingido, por exemplo, informando sua localização. No teste com balas de fogo, o tecido, que foi costurado sob uma camada de Kevlar (fibra sintética de aramida da DuPont), não só resistiu aos tiros como manteve a capacidade de comunicação.

O estudo foi publicado esta semana na Proceedings of the Royal Society A pelos cientistas Qiao Li e Xiao Ming Taom autores da invenção. Ainda não há previsão sobre disponibilidade da roupa, mas a aplicação anima especialistas da área, como Lucy Dunne, que trabalha com tecnologia vestível na Universidade de Minesota, Estados Unidos. “Lavabilidade é uma grande vantagem para os circuitos e-têxteis. A aplicação balística é bastante agradável”, disse ela.

Fonte: Globo.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: Tecido do futuro: superelástico, à prova de bala e rastreia pessoas Description: Rating: 5 Reviewed By: Tangles Martins