728x90 AdSpace

Últimas News

4 de set de 2013

As novidades do Playstation 4 e Xbox One para a próxima geração

Finalmente estamos vendo a nova geração de consoles tomando forma, e se diferenciando entre a suas concorrentes. Com um árduo público que muitas vezes prefere a marca do que o console em si, ficamos perdidos quanto a novidades e o que cada um apresenta no quesito inovação.
Aqui, trazemos até vocês as novas funcionalidades do PS4 e X-ONE, mostrando quais são elas e descrevendo uma a uma.

PlayStation 4

ps4_2_

DualShock 4

rjfpla2bFinalmente o DualShock recebeu uma nova cara (não mais um upgrade) que trouxe mudanças significativas. Agora o controle parece estar maior, mais ergômetro e parece ter recebido uma atenção especial, principalmente quando nos referimos aos gatilhos R2 e L2 presentes no controle (que era a principal reclamação dos usuário que tinham preferência pelo Xbox 360).

E as mudanças não param por ai, além de seu novo desenho e remodelagem dos botões, o novo joystick da Sony trouxe um alto falante no centro do controle (semelhante ao Wii) além de uma entrada localizada abaixo dele, para encaixe de Headsets com fio (semelhante ao controle do Xbox 360) além de uma pequena área sensível ao toque, com funções multitouch. Não podemos deixar de destacar a presença do botão Share, que permite o compartilhamento de vídeos e facilita a postagem sobre suas jogatinas na PSN.

PSN

PSNPelo que pudemos ver, a PSN não parece ter sido mudada, e sim, refeita. Como a Live, a PSN parece estar facilitando o contato e interação entre jogadores e seus games. Com um visual mais limpo e dinâmico, agora podemos encaixa-la na verdadeira categoria de rede social, permitindo o compartilhamento de status, conversação em chat entre jogadores, grupos e uma maior organização quanto a jogadores presentes no mesmo game.
Destaque para a PS+, que continuará a dar games, sendo que estes poderão ser utilizados por usuários que permanecerem pagantes pelo serviço.

Gaikai

Quem não sente saudade de antigos clássicos como Driver 2, Crash Bandicoot e Resident Evil 3? Todos sabemos que ambos os consoles infelizmente não possuem retrocompatibilidade, mas para driblar isso a Sony fez uma grandiosa jogada e adquiriu a Gaikai.
PS4-and-GaikaiCom este serviço nas mãos da Sony, diversos games de toda a linha Playstation, podem ser jogados instantaneamente por meio de streaming, ou seja: o game não seria instalado no HD e sim, jogado diretamente pela internet. A Sony não mencionou a Gaikai, ou alguma de suas funcionalidades desde a E3 13, mas já deixou claro que seus antigos games tem um promissor futuro.

Remote Play

Algo que chamou a atenção de diversos gamers quanto ao Wii U, foi poder jogar os games diretamente na tela do GamePad, sem a necessidade de um televisor. Com o PSVita, esta função estará disponível também no Playstation 4 através do Remote Play, desta forma qualquer game poderá ser jogado diretamente na telinha do portátil.
live0434_530x350Além deste recurso, os programadores, poderão criar games que aceitem o PSVita nativamente, sendo assim, quando o console estiver conectado na TV, a segunda tela poderá servir para interatividade e recursos exclusivoa, além de a possibilidade de exibir os elementos HUD do game (como quantidade de balas, velocidade, itens, personagens, etc.).

Cross-play

Você certamente já deve ter travado em certa parte de um game, talvez até mesmo rodado por algumas horas, antes de descobrir a solução ou procurar alguma ajuda, correto? Pois bem, o cross-play, serve justamente para que você possa pedir uma “ajudinha” para aquele seu amigo que já sabe o que fazer.
Ele funciona como um acesso remoto do Windows, onde você convida um usuário específico a tomar controle sobre o game que está rodando em seu console diretamente de seu local, assim, seu amigo jogará seu game como se estivesse em sua sala.
Destacamos que para a utilização deste recurso, ambos devem possuir o mesmo console, e o mesmo game.

PSEYE

3c097e26d710171947a23d493546e2d5d0977dbbA Microsoft criou o Kinect inspirada pela Eye Toy do Playstation 2, e agora a Sony parece ter feito sua nova PSEye inspirada no Kinect do Xbox 360. A nova câmera da Sony, adotou algumas funcionalidades da concorrente, como reconhecimento facial, comandos por gestos e voz, resolução de 640×480 e até mesmo o número de 4 microfones presentes na concorrente. Cópia? Não, podemos dizer que foi simplesmente que foi a melhor escolha, afinal, é nítido que a Sony não tem a pretensão de se focar em seu sensor de movimento, como a Microsoft vem fazendo estes últimos anos. Sendo assim, diferentemente disso, ela fabricaria um hardware desnecessariamente caro, e todos sabemos que um dos principais atrativos do Playstation 4 além do seu hardware, é seu preço.
Diferente do Xbox One, o PS4 não incluirá o acessório em seu kit, tendo de ser comprado a parte pelo usuário que deseja desfrutar destas funções. A câmera estará a venda no lançamento do console por cerca de U$ 59,00.

Xbox One

XBOX-O2

Kinect

Com uma capacidade incrivelmente superior a seu antecessor, o segundo Kinect parece ter sido refeito pensando em cada detalhe do corpo humano.
Agora o Kinect não se limitará a aceitar comandos de voz somente na Dashboard do novo Xbox, como também durante sua jogatina. Dessa forma, você poderá alterar uma tarefa ou iniciar uma gravação sem apertar um botão se quer.
xbox-one-kinect-sensor_1280.0_cinema_640.0Todos os componentes anteriormente presentes no sensor de movimentos da Microsoft foram modificados, sua resolução de gravação e captura agora é de 1080p, os microfones foram melhorados e as lentes permitem uma distância menos entre usuário e aparelho (principal reclamação dos poucos japoneses que possuíam o Xbox, mas não tinham espaço em suas residências).
Capaz de detectar expressões faciais, batimentos cardíacos e até mesmo identificar suas emoções, o novo aparelho parece ter sido feito já pensando no futuro, para resistir ao mercado de games pelo próximos anos sem decepcionar os usuários.

Servidores

A Xbox Live sempre teve destaque no que se refere a estabilidade, seja em partidas multiplayers ou serviços online, como compra de jogos e o Xbox Music e Vídeo. Mesmo com satisfação por parte do jogadores, a Microsoft decidiu reforçar (absurdamente) o número de servidores, para abranger confortavelmente os usuário do Xbox One.
Xbox nas nuvensIsso até seria comum, se a empresa não tivesse passado de seus atuais 15 mil servidores, para 300 mil servidores. Este investimento não irá beneficiar somente os utilizadores do novo console da gigante americana, como também os atuais jogadores do Xbox 360.
Teoricamente, isto não somente traria maior estabilidade, como uma por exemplo, uma maior quantidade de jogadores num mesmo game.

Desenvolva seus jogos

Xbox-One-990x556Já sonhou e criar seus próprios games? Pois bem, agora será possível. Todo Xbox One, servirá como um Kit de desenvolvimento, isso quer dizer que você poderá desenvolver seus games, joga-los e até mesmo publica-los na Live (mediante uma aprovação de 15 a 30 dias).
Claro que não é tão simples quanto se imagina, o usuário deve conhecer o mínimo da linguagem e programação aceita pelo aparelho, além de testar o game para que o mesmo seja livre de grandes bugs, caso contrário, ele provavelmente não passará no teste e será reprovado. Mas fique tranquilo, neste caso, o game poderá ser corrigido, testado e publicado mais tarde.

Smartmatch, o multilpayer perfeito

Xbox_SuperSlimQuantas vezes você já não entrou numa partida multiplayer, somente com jogadores veteranos que lhe matavam a todo momento? Ou ainda pior, entrou numa partida em grupo, onde só haviam pessoas de outros países e ninguém se entendia? O SmartMatch usa o novo sistema matchmaking e pretende acabar com essas frustrações criando o “multiplayer perfeito”.  Existem três coisas que devemos saber sobre esta nova função:
  • Primeiro: Para encaixar o jogador numa boa partida, o matchmaking se baseia em sua Habilidade (facilidade com games ou aquele game especifico), idioma (assim, todos na sala poderão se entender) e reputação (assim, jogadores que estão acostumados a xingar e “trapacear” não cairão com jogadores acostumados a jogar limpo).
  • Segundo: Sabe aqueles mapas que você gosta mas todos odeiam, ou até mesmo o inverso? O matchmaking, também ajudará nisso, sendo assim, aqueles mapas em que você nunca encontra ninguém, se tornarão jogáveis. Como? Simples, assim como você, existem outros jogadores que gostam daquele mapa, porém, por não encontrar players nele, migram para outro. Nesse caso, o serviço unirá os jogadores, para que possam desfrutar das mesmas escolhas, sem interferência de uma maioria.
  • Terceiro: Você poderá fazer qualquer outra coisa enquanto seu multiplayer é carregado. Você poderá baixar conteúdo, se comunicar no Skype, ver TV e até mesmo acessar a internet, quando sua partida estiver pronta e carregada, o Xbox avisara o jogador por meio de uma mensagem na tela.
Poder em nuvem

Talvez um dos grandes destaques do Xbox One, tenha sido seu processamento em nuvem, que nada mais é do que processar parte do conteúdo que esta sendo rodado em seu console fora dele.

cloud-xbox-one-manualdatecnologiaVamos explicar melhor: serão colocados em funcionamento servidores para processar conteúdo como física, efeitos, inteligência artificial entre outros. Com este processamento sendo feito fora de seu console, a CPU dele ficaria livre para outras funções, como melhoramento aperfeiçoamento som e gráfico. Só para exemplo, o novo simulador de corridas da Turn 10, Forza 5, poderá ter sua inteligência artificial melhorada em até 600% devido a este recurso.

Espaço ilimitado

Quando dizemos ilimitado, é ilimitado, mas acalme-se, não poderemos utiliza-lo como um HD. Este recurso seria como o Sky Drive sem espaço pré-definido, ou seja, poderemos hospedar arquivos nele, mas não instalar algo. Sendo assim, será possível o armazenamento de músicas, vídeos, fotos e documentos, mas a instalação de games está descartada por dois motivos:
Primeiro: seria inviável e o tempo de loading dependeria da internet do usuário
Segundo: em uma possível queda de rede, o jogador ficaria impossibilitado de acessar o conteúdo e caso isso ocorresse enquanto o game está sendo executado, provavelmente haveria a possibilidade de perca de dados.
Um fato interessante, é que o serviço estará disponível tanto para usuários Gold, quanto para usuários Silver, deste modo, não se preocupe, basta ter um Xbox One para ter acesso a seu grandioso espaço.

TV

O recurso de TV, diferente do que muitos pensam, não tem o foco em TV. Apesar do utilizador poder assinar conteúdo como canais fechados e comprar filmes, o recurso de tv é justamente um passatempo quando o console não está necessariamente voltado para jogos.
Enquanto você espera um amigo entrar na Live, o multiplayer encontrar todos os jogadores ou o game sair da tela de loading poderá usufruir do uso da TV, com a diferença que você sempre receberá notificações quando tudo estiver pronto, e não precisará trocar o canal de saída do seu televisor a todo instante para ficar de olho nos dois.

Multitarefa

O Xbox One, assim como seu antecessor, possui outras funcionalidades que não são jogos, como acesso à Internet, aplicativos e arquivos multimídia. Mas agora, o console não somente possui estas funcionalidades, como consegue executa-las simultaneamente.
engadgetcaptura-de-pantalla-2013-05-21-a-las-19.08.26-1369156532Apesar de muitos jogadores não terem se dado conta, isso facilitará a vida de muitos. Sabe aquele game de corrida com péssima trilha sonora? Agora você poderá abaixar o som da música e colocar qualquer outra a seu gosto! Sabe aquele game que você não consegue zerar de forma alguma? Você poderá seguir um detonado da Web, ou até mesmo seguir o detonado em vídeo simultaneamente enquanto joga, tudo isso, sem dificuldades.

Leitura de documentos

Apesar de seu foco em jogos, já foi deixado claro que o novo console não irá deixar de lado funcionalidades secundárias. Uma delas, é a leitura e apresentação de arquivos do Word, Excel e Power Point, assim o usuário não necessitaria mais de um retroprojetor, podendo ligar o console a uma grande TV. 
xbox-one-consolePode parecer inútil, mais o foco aqui não são empresários e sim, a ligação entre produtos e softwares da empresa diretamente com o usuário final. Pense: quantas vezes você não teve que fazer uma apresentação em sua escola/faculdade? Você e ou seu grupo poderia facilmente treinar em casa em qualquer uma das TV’s utilizando o Xbox One.
Esta mesma característica serve para mostrar uma planilha de gastos de viagem a toda sua família, ou até mesmo, para que você possa ler textos numa tela maior.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Item Reviewed: As novidades do Playstation 4 e Xbox One para a próxima geração Description: Rating: 5 Reviewed By: Tangles Martins